O resultado final do concurso SEE PE Professor foi publicado na data 22/11, no entanto, a homologação continua sem prazo estabelecido.
O referido concurso encontra-se em uma situação delicada e preocupante, dado que o exercício do Governador Paulo Câmara encerra no dia 31 de Dezembro. No que tange, a promessa pelo Governador, a priori, era de realização de 3 concursos. Do total, 2 já foram realizados e seguem tramitando. Porém, dificilmente tal prometimento será concluído a tempo e homologá-los simultaneamente antes do final do mandato.
Diante do cenário, a pressão deve ser para descolar o concurso dos Professores dos demais e validá-lo isoladamente. Apesar disso, é notório ainda a ausência de uma representatividade dos candidatos da Educação. Embora a Deputada Teresa leitão tenha se movimentado em prol, a situação encarece de um trabalho mais sistemático e protocolado. No contexto, podemos fazer um paliativo com o concurso previsto da Segurança Pública, em que a Deputada Gleide Ângelo apresenta-se como uma verdadeira liderança no processo; como exemplo recente, temos uma indicação à Alepe feita por ela, exigindo máxima urgência de edital (ressalvo – tudo protocolado).
Nessa perspectiva, sem representatividade custosamente ocorrerá homologação ainda esse ano, acarretando assim, ausência de convocações no primeiro semestre de 2023 e quiçá no segundo semestre.