A solenidade de posse dos novos professores do Estado de Pernambuco, aprovados no concurso público realizado em 2022, foi cancelada pela gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB). O evento estava previsto para acontecer nesta quarta-feira (21) e era aguardado por 2.907 professores que foram nomeados após a homologação do resultado do certame. No entanto, mesmo com o cancelamento da solenidade, os profissionais já começarão a atuar nas escolas a partir desta quinta-feira (22).
A lotação desses novos professores foi determinada com base em um censo realizado pelo governo do Estado, pouco antes da divulgação das nomeações. No entanto, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado não informou o motivo específico do cancelamento da solenidade, mas assegurou que está trabalhando para agilizar o encaminhamento dos professores para as unidades de ensino em que irão lecionar. Nos bastidores fala-se que a Gestora preferiu evitar uma onda de protestos pregando a convocação do Cadastro de Reserva e se distanciar da tensão que poderia acontecer com a presença do Sindicato os Professores de Pernambuco (SINTEPE) na cerimônia.
Os professores concursados nomeados por Raquel Lyra estão distribuídos em diversas disciplinas. A maior demanda é na área de Língua Portuguesa, com 608 professores, seguida de Matemática com 478, Biologia com 344, História com 316, Geografia com 220, Educação Física com 218, Química com 210, Língua Inglesa com 122, Física com 177, Filosofia com 77, Artes com 59, Língua Espanhola com 41 e Sociologia com 38.
Apesar do cancelamento da solenidade, a nomeação e chegada dos novos professores representa um importante reforço para a educação no estado de Pernambuco, garantindo o preenchimento de vagas e a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.