Editorial

Concursos da Segurança Pública de Pernambuco poderão ser unificados

EDITORIAL – JAULA CURSOS

O concurso da Segurança Pública de Pernambuco foi autorizado e a movimentação para ocupar uma das 4741 oportunidades começou. Após confirmação, no último dia 08 de setembro, a expectativa para os editais da PMPE, PCPE, POLÍCIA CIENTÍFICA E BOMBEIROS é de publicação a qualquer momento. Apesar de não haver confirmação da banca que assumirá os certames, nos bastidores fala-se que o procedimento licitatório de escolha da banca começou. Conforme confirmado pela deputada Gleide Ângelo, 3 bancas enviaram proposta. Segunda a parlamentar, ainda não se sabe qual (no singular) será a escolhida para assumir o concurso.

“primeiro deixa eu falar dos concursos da PM, PC, CIENTÍFICA e CBM. Eles agora estão na fase de escolha da organizadora. Primeiro irão escolher a organizadora, depois disso sairá a comissão dos editais. As propostas estão na SDS” – destacou a deputada. Importante manter os estudos – completou.

A deputada não quis se comprometer por meio de mais informações. Nos bastidores fala-se que ela, por manter uma relação de confiança com o alto secretariado, optou por não romper a hierarquia através do vazamento de uma informação relevante, antes que essa estivesse postada no diário oficial ou em portais de consulta pública. A informação sobre a banca dos concursos da Segurança Pública de Pernambuco é um dado relevante pois irá induzir e influenciar a preparação de milhares de candidatos que, vivendo a nostalgia dos editais 2016 e 2018, divagam de que serão as mesmas bancas e ainda mais, de que os mesmos editais serão publicados.

Apesar da questão não está resolvida, o Jaula considera que, caso seja uma única banca a IAUPE estaria descartada. Por possuírem contratos ativos com o governo do estado, as bancas CEBRASPE e Fundação Carlos Chagas (FCC) devem ser as outras que estaria na disputa para assumir o concurso. Estas, obviamente, mais favoritas. A banca CEBRASPE fez ano passado os concursos da Segurança Pública de Alagoas, para todas as operativas (PC, PC e CBM). Já a banca FCC atualmente executa os concurso da Segurança Pública da Bahia. Cebraspe tem contrato ativo com o Governo do Estado no âmbito dos editais da Secretaria de Educação. FCC assumiu os concurso da COPERGÁS e Secretaria da Fazenda. Difícil cravar qual será a banca.

Naturalmente, existe chances de mais de uma banca assumir os concursos. Entretanto as chances devem ser remotas. Isso porque o Termo de Referência das Operativas teria que ser segmentado. Isso pode atrasar ainda mais o processo. Pela fala da Deputada Gleide Ângelo, a escolha da organizadora está bem engatada. A 3 meses do final do ano, é provável que o Governo do Estado evite processos que acentuem a burocracia. É verdade que se a banca IAUPE assumisse o concurso da PMPE seria de bom agrado para os concurseiros. Alguns mantiveram os estudos desde o edital 2018. Entretanto esse filme é conhecido. No concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco todos apostavam na banca FGV e em um edital enxuto, com 3 disciplinas: Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos e o Específico. Não apenas a banca foi outra, assim como o edital mudou completamente.

Sobre o concurso PMPE, para o Jaula Cursos é ingenuidade pensar que o edital 2018 será repetido. Não apenas por não se ter uma certeza de que será IAUPE, mas por apresentar um texto obsoleto. O conteúdo exigido não é capaz de Selecionar na atualidade os melhores candidatos do que se refere ao respeito aos Direitos Humanos, a postura enquanto Servidor Público e apreço por Questões Éticas e Morais – isso é um consenso geral. Iremos presenciar uma evolução do edital, e isso independe da banca.

O Jaula chegou a aventar ainda no primeiro semestre a possibilidade de mudança das bancas. Fomos duramente criticados. A fala de hoje é ouvida como uma confirmação. Sobre o caráter unificado do concurso, isso não significa que teremos um único edital com todos os cargos. É provável que ocorram publicações separadas, como está acontecendo para os editais do concurso SEE-PE 2022. Claro, pode haver um recuo, e os editais 2016 PCPE e 2018 PMPE serem repetidos. Isso iria simplificar o processo do ponto de vista da construção dos editais. Para o Jaula Cursos, todavia, as chances são remotas.

Do editorial do Jaula Cursos

Patrícia Mirelle Oliveira dos Santos

Posts relacionados
Editorial

Jaula Cursos Lança Preparação Completa para Concurso da Prefeitura de Flores/PE

O Jaula Cursos, referência em capacitação para concursos, anunciou o lançamento de cursos…
Leia mais
Editorial

Jaula Cursos emite nota de pesar pelo falecimento de ex-aluna

O Jaula Cursos lamenta profundamente o falecimento de Rosimere Bizarria Silva Barbosa, ex-aluna da…
Leia mais
Editorial

STF Valida Contratação de Servidores pelo Regime CLT e Causa Preocupação entre Concursandos

STF decidiu, nesta quarta-feira (6), que a Emenda Constitucional 19/1998, que permite a…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?