Dicas

Confira a orientação do Jaula Cursos para interpor recurso contra o gabarito do concurso da Prefeitura de Bom Conselho PE

Caso o candidato considere pertinente a apresentação de recursos contra o gabarito que será apresentado pela banca, ele pode solicitar, mediante argumentos embasados, alteração. É possível pedi anulação da questão, neste caso a pontuação é distribuída para todos os candidatos ou mudança de letra. Nesta condição, apenas quem marcou a opção julgada procedente é que pontua.

No geral, são passíveis de recursos as seguintes questões:

  1. Que cobram assuntos além do daquele previsto no edital
  2. Apresentam erros de digitação, que interferem no entendimento do candidato
  3. Questões que trazem respostas sem coerência teórica ou que apresentam posição diferente da literatura atual
  4. Questões que trazem problemas de hermenêutica (interpretação dúbia ou confusa)
  5. Questões que apresentam nas opções mais de uma resposta certa

A banca IAUPE orienta que os recursos sejam enviado por e-mail, para o endereço: iaupe.bomconselho2022@gmail.com – seguindo o modelo anexo: Anexo_3 – Formulário de recurso .

Na apresentação do recurso o candidato deve pontuar seu cargo, número de inscrição e CPF. Além claro do número da questão que deseja provocar sua alteração. Os argumentos devem ser respeitosos e a banca só tende a julgar o que é referenciado. Por exemplo: se o recurso for contra uma questão de português, sobre regras – o candidato deve apresentar a regra certa e o autor que apresenta essa regra, com referência do livro ou artigo usado para construir o argumento.

Segundo o professor Almir Caio, o “principal erro na hora de apresentar recurso é o candidato não embasar com referências. Tem que citar autores, os livros ou artigos de onde o contra-argumento foi retirado. Argumentos baseados em achismos não são considerados. É importante apresentar até os links, se for o caso, para os árbitros da banca verificarem a veracidade do recurso. Um recurso bem feito é sempre aceito” – completou.

Por incrível que pareça, é mais fácil entrar com recurso para pedir anulação da questão do que solicitar mudança de gabarito. Se a banca cobra um assunto que não estava no edital, não tem pra onde – é anulação. Questão interpretativas é mais complicado porque o avaliador acaba fazendo um julgamento subjetivo. Importante frisar que o recurso tem que ser claro, conciso e direto ao ponto.

O Jaula Cursos recomenda que os candidatos que fizeram cursinho, que procurem seus professores e solicitem ajuda. A aceitação de um recurso pode significar ou não a aprovação do candidato dentro ou fora das vagas. Do dia 31-05 a 03-06-2022 a banca estará aberto para receber os argumentos. Ao enviar o e-mail com o recurso, é necessário colocar no título do assunto: RECURSO DA PROVA OBJETIVA – BOM CONSELHO PE. Isso facilita a apreciação pela banca.

 

Posts relacionados
Dicas

Inscrição no concurso público de Araripina/PE é confirmada com pagamento de boleto até hoje, 17

A Prefeitura Municipal de Araripina, em Pernambuco, concluiu o período de inscrições para os…
Leia mais
Dicas

Prefeitura de Petrolina Convoca Candidatos Classificados no Concurso Público - Ed 2018

A Prefeitura de Petrolina, através do Edital nº 028/2024, faz saber que estão sendo convocados os…
Leia mais
Dicas

Retificação no edital do Concurso de Arcoverde traz mudanças significativas

Após intensa pressão da população, a comissão responsável pelo concurso público da Prefeitura…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?