Suspenso desde março, o concurso público da prefeitura de Lajedo tem futuro indefinido. Apesar de diversas prefeituras do estado terem retomado seus processos seletivos a partir de setembro, a prefeitura de Lajedo se mostra resistente em dar um desfecho para seu certame.
Questionadas sobre a situação do concurso, a banca ADM&TEC e a ouvidoria da prefeitura chegaram a ventilar a informação de que as inscrições do concurso seriam reabertas e a data das provas agendada. O fato é que nem uma coisa, nem outra ocorreu até o momento.
O concurso de Lajedo oferece 104 vagas para diversos cargos. Com edital publicado em dezembro, os candidatos estão céticos com relação a nova retomada do certame. Isso porque não é a primeira vez que o concurso de Lajedo é suspenso. Houve uma suspensão inicial do certame em 2017, a retoma só aconteceu após 2 anos devido a pressões do ministério público.
Por outro, as prefeitura de Passira, Gravatá, Araçoiaba, Moreilândia, Altinho, Jataúba, dentre outras, viabilizaram a publicação de novo cronograma para os seus respectivos concursos. As provas do concurso público da prefeitura de Passira, por exemplo, ocorreram no início de outubro. Respeitando as normas sanitárias e de saúde pública não há porque segurar o concurso.
Fontes próximas a banca organizadora informaram que a retoma só depende do interesse do gestor local. Segundo informações apuradas por Jaula é provável que nova retificação do edital ocorra logo após as eleições municipais. Fala-se que o prefeito tem mostrado inclinação favorável ao concurso. O concurso de Lajedo é muito cotado por candidatos de todo estado pelo fato da prefeitura de Lajedo ter suas finanças controladas e pagar em dias. Jaula acompanha a situação e a expectativa é que a retificação com o agendamento das provas aconteça com brevidade.