Etapas e Convocações

Convocação de professores em Pernambuco fica abaixo do esperado e gera críticas

Governo de Pernambuco convoca 963 professores, mas número está abaixo do esperado

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE), anunciou na manhã desta quinta-feira (12) a nomeação de 963 professores aprovados no concurso público realizado em 2022. Apesar da publicação no Diário Oficial do Estado, o número está abaixo do previsto no cronograma divulgado pelo Executivo e aquém das expectativas da comunidade educacional.

A convocação ocorre em cumprimento à determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), que exigiu que a gestão nomeasse, até o final deste ano, os docentes aprovados no certame. No entanto, o chamamento deveria ter ocorrido desde o dia 30 de novembro, conforme o planejamento inicial, gerando críticas quanto ao atraso.

O concurso de 2022, que vence em abril de 2025, aprovou cerca de 7 mil candidatos. Até o momento, pouco mais de 4.900 docentes foram convocados. Embora representem um reforço significativo, esses números estão longe de superar a maior nomeação já realizada no Estado: a de 8 mil professores durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos.

Anteriormente, a governadora Raquel Lyra havia afirmado que seriam nomeados 1.956 professores em 30 de outubro, 1.609 em 15 de novembro e 1.036 em 30 de novembro. A convocação desta semana, no entanto, revela que o governo não conseguiu cumprir integralmente os prazos estipulados.

Os novos servidores atuarão em 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) espalhadas por Pernambuco, contribuindo para disciplinas como Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

Especialistas alertam para a necessidade de novas convocações antes do recesso escolar, permitindo que os professores assumam as salas de aula como efetivos no início do ano letivo de 2025. A comunidade educacional também reforça a importância de acelerar as nomeações para alcançar todos os aprovados, garantindo maior qualidade no ensino público estadual.

Apesar dos avanços, o atual ritmo de convocação ainda não satisfaz a demanda e o desejo de muitos candidatos e educadores, que esperam ações mais contundentes para fortalecer o quadro docente e melhorar os índices educacionais em Pernambuco.

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