Concurso Confirmado

Decisão do TCE-PE Reforça Urgência de Concurso na Prefeitura de Lagoa Grande/PE

Na 4ª Sessão Ordinária do Pleno realizada em 21/02/2024, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) destacou a importância da realização de concursos públicos para a recomposição do quadro funcional e a garantia da legalidade nas contratações de pessoal. O caso em análise envolveu o processo TCE-PE N° 22101056-7RO001, referente à Prefeitura Municipal de Lagoa Grande.

O relator, Conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, enfatizou que as contratações temporárias devem atender a requisitos constitucionais específicos, como a temporariedade da necessidade atendida, o interesse público excepcional e a delimitação do prazo contratual. Foi ressaltado que a contratação temporária não deve ser utilizada para suprir demandas ordinárias e permanentes, resultantes de deficiências de planejamento e gestão.

O presidente da sessão, Conselheiro Marcos Loreto, reforçou que a omissão dos gestores públicos em realizar concursos públicos para preenchimento de cargos efetivos configura uma irregularidade grave. A ausência de um processo seletivo transparente e baseado em critérios objetivos compromete não apenas a eficiência da administração pública, mas também a própria legalidade das contratações.

O Acórdão Nº 162/2024, emitido pelo TCE-PE, destacou a importância da observância dos princípios constitucionais que regem as contratações públicas, assim como a necessidade de transparência na gestão dos recursos públicos. Além disso, ressaltou-se a obrigação dos gestores em fornecer informações atualizadas sobre a execução orçamentária, financeira e patrimonial, em conformidade com as normativas vigentes.

Diante do exposto, o Tribunal, por unanimidade, conheceu e negou provimento ao recurso ordinário, reiterando a importância da realização de concursos públicos para o adequado funcionamento da administração pública e a garantia da legalidade e transparência nas contratações de pessoal.

Posts relacionados
Concurso Confirmado

Câmara Municipal de Sertânia/PE contrata banca para Executar Concurso Público

**Subtítulo:** Contrato de Prestação de Serviços visando preenchimento de cargos efetivos é…
Leia mais
Concurso Confirmado

Prefeitura de Olinda/PE contrata Instituto para Concurso Público Municipal

A Prefeitura de Olinda, em PE, oficializou a ratificação do contrato com o Instituto de Apoio à…
Leia mais
Concurso Confirmado

AOCP assume Concurso da Polícia Científica de Pernambuco

**Novo Concurso da Polícia Científica de Pernambuco Oferece 214 Vagas em Diversos Cargos** Um novo…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?