O edital do concurso público da UFRPE tem repelido os candidatos. A razão é que para alguns cargos pede-se experiência profissional, uma exigência que na verdade é praxe em concursos desse porte. No entanto, por não esclarecer os quesitos desta exigência alguns candidatos até tem se interessado pelo concurso, mas estão receosos de, após uma eventual aprovação, não serem aptos para tomar posse.
Doravante, praticamente todos os cargos do concurso exigem experiência profissional, como o de assistente administrativo, que tem oferta de vagas em Belo Jardim. Os que não exigem, por outro lado, pedem do candidato certificados de cursos de aperfeiçoamento. Jaula Cursos entrou em contato com a PROGEPE, através da fundação Apolônio Sales de Desenvolvimento solicitando esclarecimentos. Foi atendido pela servidora Vitória, que trouxe algumas informações:
Por exemplo: estágio comprovado é aceito como vínculo de experiência. Neste caso, o candidato deve solicitar a empresa certificado de comprovação, com informações sobre serviços executados e habilidade exploradas nas atividades. Tudo discriminado. O mesmo vale para vínculo empregatício. A declaração (ou certificado) deve especificar as atividades que o candidato desenvolveu junto a empresa. O tempo mínimo tem que se de 12 meses.
Após o esclarecimento, é provável que ocorra um up nas inscrições, porque abre a possibilidade de um leque maior de concurseiros se interessarem a participar do certame. Outras informações podem ser obtidas no edital anexo.
Anexo: edital-ufrpe
Atenção: os dados dessa matéria foram obtidos por telefone através do número 81 41411109.