Etapas e Convocações

Exclusivo: banca CEBRASPE concede 741 recursos contra prova discursiva no concurso SEE-PE 2022 / Cargo Professor

O Jaula Cursos tem se debruçado sobre os dados do concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco para o Cargo de Professor. Na empreitada, a equipe de BIGDATA do Jaula fez um levantamento do total de Recursos concedidos na etapa da prova discursiva, os resultados são apresentados no anexo.

No total, 741 Recursos foram aceitos. O caso mais agudo foi da candidata Drielly Emanoele Tome Barros, cuja nota saiu de 3.11 para 16.57 – apresentando aumento de 500%. Outro caso de destaque foi o do candidato Ramon Tavares Rodrigues, que teve nota saindo de 6.11 para 16.01. A maioria dos candidatos que entraram com Recurso estavam com nota acima do ponto de corte. Candidatas como Sindea Botelho Mascarenhas obtiveram nota 29. Após o recurso, conseguiu décimos importantes de incremento.

Os dados coletados quebraram uma expectativa do Jaula Cursos: candidatos abaixo do corte seriam o grupo majoritário em buscar recurso. No concurso SEE-PE para o cargo de professor, houve um comportamento distópico dos candidatos. O professor Augusto Freire tentou explicar o fenômeno: “recurso tradicionalmente é para se obter décimos. Candidatos com nota abaixo de 10 foram condicionados a não buscar o recurso devido a sensação de perda e incapacidade. Acreditaram no rigor da correção da banca. Isso broqueou qualquer ação” – destacou o professor. “Não esta esclarecido o que houve neste concurso. A banca em alguma medida errou. É difícil mensurar a dimensão do que aconteceu e o prejuízo para os candidatos” – completou. De fato, a correção segue critérios objetivos. O número elevado de recursos aceitos e o incremento acentuado de notas deixou os candidatos céticos.

Para o Jaula Cursos, a arbitrariedade das correções não atingiu todos os candidatos. O fato é que os dados de correção não tem apresentado segurança. Da mesma forma que notas foram atribuídas com pontuação abaixo, existe o risco de existir notas infladas que não condizem com a realidade da redação escrita. A situação, obviamente, tem colocando pânico naqueles que estão configurando como aprovados nas listas preliminares.

Alguns candidatos por se sentirem lesados estão entrando da justiça comum para pedir nova avaliação da redação – pela banca, mas acompanhada de um perito. “A banca não transmite segurança” – declarou um candidato para o Jaula em reserva.

No anexo, os candidatos que tiveram a nota majorada.

Posts relacionados
Etapas e Convocações

Prefeitura de Tupanatinga/PE nomeia nova Orientadora Educacional

A Prefeitura de Tupanatinga, em Pernambuco, anunciou a nomeação de Maria José Martins da Silva…
Leia mais
Etapas e Convocações

Casinhas /PE: Prefeitura Não Cumpre Determinação do MPPE para Realização de Concurso Público

**Casinhas, 22 de julho de 2024** – A Prefeitura de Casinhas não atendeu à recomendação…
Leia mais
Etapas e Convocações

Prefeitura do Recife Anuncia Retificações Importantes em Portarias Publicadas de Nomeações de Candidatos

A Prefeitura do Recife, através da Portaria 0786 de 04 de julho de 2024, publicada no…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?