Concursos Abertos

“História Local” é foco no Concurso da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus /PE

A Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus, localizada em Pernambuco, divulgou informações cruciais para os candidatos interessados no concurso público em andamento. O destaque vai para a ênfase dada à história do município como parte dos conteúdos a serem cobrados na prova.

Segundo o comunicado oficial, os candidatos podem acessar material completo sobre a história do município através do link: [História do Município de Brejo da Madre de Deus](https://brejomdeus.pe.gov.br/historia-do-municipio/). A fonte recomendada consiste em quatro volumes abrangendo o período de 1724 a 2018, escritos pelo renomado autor Newton Thaumaturgo. A obra, intitulada “História de Brejo da Madre de Deus de 1724 – 2018”, é fruto de 30 anos de pesquisa, iniciada na década de 70.

Composta por DEZENAS de capítulos e totalizando 507 páginas, a obra aborda a formação da cidade, personalidades marcantes, aspectos políticos, a presença escrava, inovações e diversos outros temas relevantes para compreender a história local. Este material será parte integrante da disciplina de Língua Portuguesa na prova do concurso, que contará com 10 questões desta disciplina.

A expectativa dos candidatos é que ao menos cinco questões estejam relacionadas à história da cidade. No entanto, a banca responsável pelo concurso, ADMTEC, não especificou no edital o número exato de questões sobre o tema. Tal imprevisibilidade já foi observada em concursos anteriores da região, como o da Prefeitura de Cachoeirinha PE, no qual o conteúdo anunciado não correspondeu integralmente ao que foi cobrado na prova.

Além das questões sobre história local e Língua Portuguesa, a prova também incluirá 10 questões de Matemática e 20 questões de conhecimentos específicos, variando de acordo com o cargo pretendido. As inscrições para o concurso encerram em 19 de abril de 2024, e a data da prova está marcada para 12 de maio.

Diante dessa abordagem inédita e relevante para o contexto municipal, os candidatos devem estar preparados para um exame que não apenas avalia habilidades técnicas, mas também o conhecimento e vínculo com a história e cultura locais.

Posts relacionados
Concursos Abertos

Requisitos para concorrer ao cargo da Guarda Municipal de Caruaru/PE

A Prefeitura Municipal de Caruaru, em Pernambuco, está com inscrições abertas para um concurso…
Leia mais
Concursos Abertos

Câmara de Verdejante/PE lança concurso com jornada reduzida e salários atrativos

A Câmara de Verdejante/PE está inovando no cenário de concursos públicos ao oferecer uma jornada…
Leia mais
Concursos Abertos

Conheça os requisitos para concorrer ao cargo da Guarda Municipal de Moreno/PE

A Prefeitura Municipal de Moreno, em Pernambuco, está com inscrições abertas para um concurso…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?