Soubemos há pouco que o Diretor do Instituto IAUPE, Professor Pedro Falcão, participou de reuniões neste dia 27/02 com os gestores dos Municípios de Garanhuns e São João, respectivamente. O encontro foi sugestivo porque as referidas prefeituras confirmaram sua inclinação para executar novos concursos públicos ainda este ano.
No município de São João o trâmite está mais avançado. A Câmara Municipal aprovou e o prefeito Wilson Lima sancionou a criação de 50 cargos de Guardas Municipais. Conforme consta no documento, a admissão será mediante concurso público. Os salários foram confirmados no valor de R$ 2.000,00. Os valores não incluem gratificações próprias da categoria. O edital pode ser publicado ainda neste semestre.
No caso de Garanhuns, o Concurso foi confirmado no final de 2022, através de entrevista na Rádio Marano, realizada no dia 23/12/22. Na ocasião o prefeito de Garanhuns, Silvado Albino, declarou que a princípio o certame seria para as áreas da Educação e Tributária. Entretanto, não se descarta a possibilidade de contemplar também outras áreas. Como o projeto do concurso ainda não tramitou na Câmara, o Jaula acredita que o edital só deve sair no final do segundo semestre. Em tempo, deverá ser o concurso mais concorrido da história do Município.
Tanto o gestor de Garanhuns quanto o de São João não publicaram detalhes do conteúdo das conversas. Entretanto, as reuniões deixam como mensagem subliminar que os certames avançam nos bastidores. Não será surpresa a banca IAUPE ser contratada por dispensa de licitação.