Com previsão legal, a escolha dos gestores das escolas públicas deve ser feita mediante uma seleção interna e não mais por indicação do poder executivo. A seleção interna é uma das condicionantes para que o município possa receber financiamentos e complementações de verbas federais previstas no FUNDEB. Por decreto, a escolha deve levar em conta critérios técnicos e de meritocracia, devendo ser ser feita nos moldes de um concurso público. Neste sentido, o IGEDUC – Instituto de Apoio à Gestão Educacional, tem se destacado como uma das bancas com mais expertise e aplicação de concursos para gestores de escolas públicas em Pernambuco.
Concurso é o caminho
Com prefeitos cada vez mais compromissados com a transparência da gestão pública, o concurso para gestores das escolas torna-se a forma mais justa e correta de avaliação dos candidatos ao cargo.
“O IGEDUC vem organizando um grande número destas seleções para gestores escolares. Já realizamos em vários municípios e temos um bom número de editais ainda em andamento. É um tipo de serviço que prestamos com muita eficiência e total segurança, o que garante à administração pública a nomeação do melhor candidato aprovado para o importante cargo”, aponta Tito Sales, diretor do IGEDUC.
Seleções feitas pelo IGEDUC
Atualmente, o IGEDUC é uma referência na aplicação deste tipo de concurso / seleção. A banca vem organizando as seleções em várias prefeituras, entre elas São Bento do Una (PE), Ibirajuba (PE), Bonito (PE), Pombos (PE), São Joaquim do Monte (PE) e Belo Jardim (PE).
Escolas estaduais
O governo de Pernambuco de Pernambuco alterou o cronograma da seleção para gestor escolar e adjuntos de todas as escolas da Rede Estadual, com exceção das unidades quilombolas e indígenas. Segundo a nova portaria do governo, as inscrições foram adiadas e começam somente no dia 27 de outubro. A seleção será feita em suas etapas que vão avaliar o currículo do candidato e a apresentação do Plano de Trabalho da Gestão.