contratações ilegais

MP Investiga Suposta Ilegalidade na Criação de Cargos Comissionados em Carpina/PE

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil para investigar a criação de cargos comissionados no município de Carpina, relacionados a funções típicas do cargo efetivo de procurador judicial. A medida foi tomada após a alteração na Lei Orgânica do município, que gerou suspeitas de irregularidades e possível inconstitucionalidade.

A denúncia foi formalizada com base em alegações de que os cargos comissionados, criados pela emenda à Lei Orgânica Municipal n. 002/2024, não respeitariam a exigência constitucional de ingresso no serviço público exclusivamente por meio de concurso público. A Constituição Federal de 1988 estabelece que o ingresso em cargos públicos deve ocorrer por concurso, salvo exceções previstas, como cargos de confiança ou comissão.

Diante dos fatos, o promotor de Justiça responsável pela investigação, Guilherme Graciliano Araujo Lima, determinou a requisição de informações à Prefeitura de Carpina, solicitando manifestação formal sobre a criação dos cargos e a nomeação de procuradores comissionados. A Prefeitura tem um prazo de 10 dias para responder.

Além disso, o Ministério Público notificou o Procurador Geral de Justiça do MPPE sobre o caso, com o objetivo de avaliar a possível inconstitucionalidade da emenda que alterou a Lei Orgânica do município.

A investigação continua com o intuito de apurar as responsabilidades e adotar as medidas legais cabíveis, visando assegurar o cumprimento das normas constitucionais e a proteção do patrimônio público.

Posts relacionados
contratações ilegais

MPPE apura desvio de função de Servidor em Escola Municipal do Recife

Recife, 10 de junho de 2025 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Promotor de…
Leia mais
contratações ilegais

Aprovados do Concurso da Câmara de Olinda denunciam preterição

Aprovados do Concurso da Câmara de Olinda Denunciam Preterição e Apontam Irregularidades no…
Leia mais
contratações ilegais

Operações da PF revelam que terceirização de mão de obra fracassou em PE

Recife – 17/06/2025 – Duas operações recentes da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?