MPPE

MPPE Apura Suposto Descumprimento do Piso Salarial dos Professores em Abreu e Lima/PE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Abreu e Lima, instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar políticas públicas e investigar uma denúncia de descumprimento do piso salarial nacional do magistério por parte do município.

A investigação foi motivada por uma manifestação registrada na Ouvidoria do MPPE, apontando que o município não estaria cumprindo o valor atualizado do piso salarial nacional para os profissionais do magistério da educação básica, estipulado em R$ 4.867,77 pela Portaria MEC nº 77, de 29 de janeiro de 2025. A atualização do piso segue o que determina a Lei nº 11.738/2008, com efeitos financeiros retroativos a 1º de janeiro deste ano.

O promotor responsável determinou o envio de ofícios à Secretaria de Educação de Abreu e Lima, requisitando, no prazo de 20 dias, as seguintes informações:

  • O Plano de Carreira do Magistério;

  • O valor da remuneração mínima paga aos professores da rede municipal;

  • Três tabelas com a estrutura de vencimentos dos professores com cargas horárias de 200, 175 e 150 horas-aula.

O MPPE também solicitou que, após o envio dos documentos, seja realizada uma análise técnica da documentação pela equipe da GEMAT-MPPE, a fim de verificar se o município está efetivamente cumprindo com a obrigação legal do piso.

Além disso, foram expedidos ofícios para o chefe do Poder Executivo Municipal, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAO-Educação) e à Subprocuradoria Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, para conhecimento e providências.

A medida se ampara na Constituição Federal e nas leis que regem a valorização do magistério e o direito à educação básica de qualidade. O MPPE ressalta que a educação é um direito fundamental e que o descumprimento do piso salarial compromete a garantia da valorização profissional e da qualidade do ensino público.

Caso a gestão municipal não envie as informações requisitadas dentro do prazo, o processo será concluído para adoção das medidas cabíveis, que podem incluir ações judiciais.

Posts relacionados
MPPE

MPPE arquiva denúncia sobre concurso da Guarda de Moreno

A 1ª Promotoria de Justiça de Moreno, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), arquivou a…
Leia mais
MPPE

MP deve denunciar prefeito de Custódia por crime de responsabilidade, caso se omita de fazer o Concurso

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou formalmente ao prefeito de Custódia que…
Leia mais
MPPE

MP emite recomendação sobre processo seletivo da Saúde de Trindade/PE

Trindade/PE, 28 de março de 2025 – O Ministério Público do Estado de Pernambuco, por meio do…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?