O Ministério Público de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Carpina, instaurou um Inquérito Civil para investigar supostas irregularidades na realização do Concurso Público para preenchimento de cargos efetivos no âmbito da Prefeitura de Lagoa do Carro. A investigação foi motivada por uma representação protocolada através do sistema de Ouvidoria do Ministério Público.
O concurso da prefeitura de Lagoa do Carro atualmente está em tramitação e oferta 298 vagas. A banca ADVISE é a executora do certame. No começo da semana, aguardava-se a publicação do resultado preliminar do concurso, visto que as provas foram aplicadas entre os dias 19 e 20/03. A banca adiou a publicação do resultado preliminar. A nova data agendada é 10/04. Com a intervenção do MPPE é provável que ocorra novo adiamento.
A banca ADVISE, assim como a prefeitura de Lagoa do Carro, foi oficializada pelo Promotor Dr Guilherme Graciliano Araujo Lima, da comarca de Carpina para responder a um inquérito no prazo de 15 dias. O Jaula tentou levantar os autos do processo 02207.000.186/2022 que trata do referido concurso. Não teve sucesso.
Importante ressaltar que o inquérito aberto pelo MP é um procedimento padrão e é cedo para fazer juízo e afirmar que houve irregularidades na condução do concurso e contratação da banca. Somente um juiz, munido de provas, pode fazer tal afirmação.
O Jaula se coloca a disposição da banca e da prefeitura para esclarecimentos.