contratações ilegais

MPPE investigará possíveis irregularidades em convocação da Secretaria de Saúde do Estado

Recife, 13 de janeiro de 2025 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) converteu, nesta terça-feira (14), o Procedimento Preparatório nº 01871.000.003/2024 em Inquérito Civil para investigar supostas irregularidades na convocação de aprovados no Processo Seletivo do Programa “Mãe Coruja”. A seleção, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, estaria desrespeitando a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com denúncias recebidas.

A portaria de instauração, assinada pela Promotora de Justiça Jeanne Bezerra Silva Oliveira, destaca a necessidade de assegurar o cumprimento dos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme o artigo 37 da Constituição Federal. O MPPE reforça que, embora o processo tenha sido realizado na forma de seleção pública simplificada, é imprescindível respeitar a ordem de classificação, garantindo igualdade de oportunidades aos candidatos — essência que norteia todo concurso ou seleção para a Administração Pública.

Entre as informações já obtidas, há relatos de pessoas supostamente convocadas fora da lista dos aprovados ou em posições de classificação que não correspondem à ordem divulgada oficialmente. A Secretaria Estadual de Saúde apresentou documentação atualizada (como a Republicação do Resultado Final da Avaliação Curricular) para justificar possíveis correções internas, mas o MPPE considera que ainda são necessárias maiores diligências para elucidar os fatos.

O Ministério Público salienta que a abertura do Inquérito Civil possibilita a continuidade das investigações e a adoção de medidas legais cabíveis para assegurar a probidade administrativa e a correta observância das normas constitucionais. O órgão enfatiza, ainda, a importância do concurso ou seleção pública como mecanismo fundamental para o acesso igualitário ao serviço público, preservando o interesse coletivo e a transparência nos procedimentos de contratação.

Posts relacionados
contratações ilegais

MPPE apura desvio de função de Servidor em Escola Municipal do Recife

Recife, 10 de junho de 2025 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Promotor de…
Leia mais
contratações ilegais

Aprovados do Concurso da Câmara de Olinda denunciam preterição

Aprovados do Concurso da Câmara de Olinda Denunciam Preterição e Apontam Irregularidades no…
Leia mais
contratações ilegais

Operações da PF revelam que terceirização de mão de obra fracassou em PE

Recife – 17/06/2025 – Duas operações recentes da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?