Nós, do Jaula Cursos, expressamos nosso mais profundo repúdio às atitudes do vereador Jeziel Antônio da Silva, ocorridas na manhã desta terça-feira (2) na Sala de Reuniões da Casa Legislativa João Manoel da Silva, em Toritama. O vereador demonstrou um comportamento totalmente inaceitável ao desacatar servidores do Tribunal de Contas do Estado, proferindo ofensas e agindo de maneira agressiva e descontrolada.
Segundo informações contidas no Boletim de Ocorrência, a polícia foi chamada para intervir em uma discussão acalorada na Câmara Municipal. Ao chegar no local, os policiais ouviram o relato do auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado, Servidor Público Concursado, que informou que o vereador Jeziel chegou na reunião de auditoria gritando, apontando o dedo para os servidores públicos e afirmando que eles eram “comprados”. Além disso, Jeziel desferiu socos na mesa, na porta e em outras partes do local.
O comportamento do vereador incluiu palavras de baixo calão, configurando desacato no exercício da função pública. Devido a essas ações, as partes envolvidas foram conduzidas para a delegacia de Toritama, onde as medidas cabíveis foram tomadas.
Nós, do Jaula Cursos, repudiamos veementemente as atitudes do vereador Jeziel. Acreditamos que ele confundiu o direito de expor sua opinião, agindo de maneira incompatível com o decoro parlamentar e cometendo o crime de desacato ao gritar, dar socos em objetos, agredir verbalmente os profissionais presentes e acusar todos de diversos crimes.
Há tempos não tinhamos ouvido falar de servidores públicos – no ato de sua função – sendo tratados com tamanha falta de educação e com um comportamento que envergonha as instituições, a sociedade toritamense, os grupos políticos, os grupos religiosos e as famílias.
Reiteramos que os servidores públicos, aprovados mediante concurso público, atuam de maneira institucional, sem amarras políticas, e não se intimidarão ou deixarão de fazer seu trabalho por pressões psicológicas ou ameaças. O vereador Jeziel Antônio da Silva envergonha as instituições de Toritama, uma cidade conhecida por sua população aguerrida e hospitaleira, e não representa os valores da nossa comunidade.
Jaula Cursos
03 de julho de 2024