TCE PE

Prefeita de Brejão é multada por infração fiscal – na gestão de contratos temporários

No julgamento do processo TCE-PE N° 21100583-6, a prefeita Elisabeth Barros de Santana, da cidade de Brejão, foi considerada responsável por infração fiscal pela não adoção de medidas para redução da despesa com pessoal, em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Segundo o Acórdão Nº 2220/2023, emitido pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, a despesa total com pessoal (DTP) excedeu o limite máximo permitido pela legislação no segundo quadrimestre de 2018. A não adoção de medidas para redução desses gastos configurou infração administrativa, sujeita à aplicação de multa.

O relator do processo, Conselheiro Substituto Marcos Flávio Tenório de Almeida, destacou que a infração está prevista na Lei de Crimes Fiscais e ensejou a aplicação de multa proporcional ao período de apuração. Após análise das circunstâncias do caso, ficou estabelecido que a multa seria de 10% sobre a remuneração correspondente ao quadrimestre em que houve o descumprimento.

A multa, no valor de R$ 4.000,00, deve ser recolhida ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do Tribunal no prazo de 15 dias do trânsito em julgado da deliberação.

Durante o julgamento, estiveram presentes o Presidente da Sessão, Conselheiro Rodrigo Novaes, o relator do processo, Conselheiro Substituto Marcos Flávio Tenório de Almeida, o Conselheiro Carlos Neves e a Procuradora do Ministério Público de Contas, Maria Nilda da Silva. O Conselheiro Carlos Neves foi designado para lavrar o Acórdão.

Posts relacionados
TCE PE

TCE Mantém Decisão de Ilegalidade em Contratações Realizadas em de São Vicente Férrer/PE

Na 27ª Sessão Ordinária do Pleno, realizada em 21 de agosto de 2024, o Tribunal de Contas…
Leia mais
TCE PE

TCE emite Alerta à Prefeitura de Floresta sobre Contratações Temporárias Irregulares

Em decisão interlocutória datada de 22 de agosto de 2024, o Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE exige concurso público para substituir terceirizados na Prefeitura de Altinho/PE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) determinou que a Prefeitura de Altinho realize…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?