contratações ilegais

Prefeito de Itamaracá/PE é Condenado a 1 Ano de Cadeia por Burlar Realização de Concurso

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) condenou, em segunda instância, o prefeito de Itamaracá, Paulo Batista (Republicanos), a um ano de detenção por crime de responsabilidade. A decisão, publicada na última segunda-feira (16), ainda determina a perda do cargo e a inelegibilidade do gestor por cinco anos. O motivo da condenação está relacionado à contratação irregular de 550 servidores sem concurso público, ocorrida em 2015, durante o primeiro mandato de Batista.

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) havia apontado que, na época, as contratações elevaram os gastos com pessoal a 57,63% da receita corrente líquida do município, ultrapassando o limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, o relatório do TCE revelou que 37,28% dos servidores municipais estavam sob contratos temporários, evidenciando a irregularidade das admissões.

A defesa do prefeito argumentou que as contratações temporárias eram necessárias para a manutenção dos serviços públicos essenciais e estavam amparadas na Lei Municipal nº 1.146/2010. No entanto, o TJPE entendeu que as admissões violaram o Decreto-Lei nº 201/1967, que proíbe a nomeação de servidores sem concurso público.

Importante ressaltar que o gestor fez ano passado um novo concurso público na cidade, porém de maneira deliberada não procedeu com a homologação do certame até o momento como forma de evitar a convocação dos aprovados. Observadores do setor sugerem que logo o Gestor deve enfrentar novos processos da Justiça.

 

Posts relacionados
contratações ilegais

MP emite recomendação ao prefeito de Brejo/PE sobre Contratação Irregular na Guarda Municipal

O Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Justiça de Brejo da Madre de Deus…
Leia mais
contratações ilegais

MP Investiga Suposta Ilegalidade na Criação de Cargos Comissionados em Carpina/PE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil para investigar a…
Leia mais
contratações ilegais

MPPE investigará possíveis irregularidades em convocação da Secretaria de Saúde do Estado

Recife, 13 de janeiro de 2025 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) converteu, nesta…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?