TCE PE

Prefeito eleito de Lagoa do Itaenga tem pedido de suspensão de nomeações negado pelo TCE-PE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), decidiu, no processo nº 24101171-1, negar a concessão de medida cautelar solicitada por Dimas Caetano de Sousa, prefeito eleito de Lagoa do Itaenga para o mandato 2025-2028. A solicitação visava suspender atos da atual gestão relacionados à reabertura e nomeação de candidatos aprovados no concurso público nº 001/2023, promovido pela Prefeitura Municipal de Lagoa do Itaenga.

A representação foi apresentada em virtude da reabertura do certame para cargos da área de saúde, por meio da errata nº 08/2024, e das nomeações autorizadas pelo decreto municipal nº 045/2024, abrangendo 62 das 317 vagas ofertadas no concurso.

Após análise, o TCE-PE concluiu que:

  1. Não há provas concretas de irregularidades que justifiquem a concessão de medida cautelar;
  2. A reabertura do concurso e as nomeações foram devidamente justificadas como essenciais para o funcionamento de serviços públicos, amparadas pela Lei Eleitoral e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF);
  3. Embora não tenha sido identificado aumento percentual nas despesas com pessoal que comprometa o orçamento público, um alerta foi emitido à Prefeitura para evitar possíveis violações aos limites da LRF.

O tribunal destacou que, apesar de o concurso ter sido homologado durante os três meses que antecedem o pleito eleitoral, a Lei Eleitoral permite exceções em casos de serviços públicos inadiáveis. A atual gestão comprovou a necessidade das nomeações e a viabilidade financeira para realizá-las, inclusive com manifestação favorável do Ministério Público de Pernambuco.

Com a negativa da medida cautelar, as nomeações permanecem válidas, mas caberá à próxima gestão analisar o quadro de pessoal e decidir sobre o preenchimento das demais vagas ofertadas no concurso. A decisão reforça o compromisso com a transparência e a responsabilidade fiscal na gestão pública.

Mais informações sobre o processo podem ser consultadas no documento anexo.

DiarioOficial!download.action

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?