contratações ilegais

Prefeitura de São Vicente Férrer/PE é Acusada de Preterir Aprovados para Guarda Municipal

A prefeitura de São Vicente Férrer está no centro de uma polêmica envolvendo a contratação de guardas municipais temporários, mesmo havendo aprovados no concurso de 2023 que já realizaram o curso de formação e estão no cadastro de reserva. De acordo com observadores do certame, o prefeito Marcone Santos teria colocado dois guardas temporários para atuar, sendo que um deles sequer passou na prova e ocupa a 67ª posição no concurso; o outro nem participou o concurso.

No início, 18 candidatos foram convocados para o curso de formação, porém apenas 8 concluíram, e destes, somente 5 estão efetivamente trabalhando. Segundo a Lei nº 962/2022, sancionada em 16 de março de 2022, o município deveria contar com 12 guardas municipais em regime de vínculo efetivo, mas atualmente há apenas 5 atuando.

A denúncia ganhou força quando ficou claro que os contratados, Vicente David de Queiroz Neto e Aleandro Cabral de Lima, não fizeram o curso de formação e estão atuando na função, o que, segundo observadores, representa um risco à segurança da população, já que eles não possuem a capacitação adequada. Dado curioso é que na prefeitura, aparentemente, atuam em desvio de função; um deles é lotado como Assessor Técnico e o outro é vinculado a Secretaria de Saúde.

O concurso, realizado no final de 2023, teve provas aplicadas em 17 de dezembro e contou com uma concorrência de 62 candidatos por vaga. O edital foi publicado em 23 de agosto de 2023. Os aprovados que ainda aguardam nomeação denunciam a falta de transparência e o desrespeito à ordem de classificação.

Até o momento, o prefeito Marcone Santos não se pronunciou sobre as denúncias.

Posts relacionados
contratações ilegais

MP emite recomendação ao prefeito de Brejo/PE sobre Contratação Irregular na Guarda Municipal

O Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Justiça de Brejo da Madre de Deus…
Leia mais
contratações ilegais

MP Investiga Suposta Ilegalidade na Criação de Cargos Comissionados em Carpina/PE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil para investigar a…
Leia mais
contratações ilegais

MPPE investigará possíveis irregularidades em convocação da Secretaria de Saúde do Estado

Recife, 13 de janeiro de 2025 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) converteu, nesta…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?