Edital

Prefeitura do Recife propõe projeto de lei para reserva de vagas em concursos públicos

A Prefeitura do Recife está tomando medidas significativas para promover a inclusão social e igualdade de oportunidades na cidade. Foi encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto de lei que propõe a reserva de 30% das vagas em concursos públicos e seleções simplificadas na administração municipal para pessoas negras e indígenas. Além disso, o projeto prevê a reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.

Essa medida visa corrigir desigualdades históricas e garantir que a administração pública reflita a diversidade da sociedade recifense. Atualmente, a população negra representa cerca de 52,27% dos habitantes da capital pernambucana.

Para os candidatos negros, a autodeclaração será o único critério para concorrer às vagas reservadas, com verificação realizada por uma comissão de heteroidentificação. No caso dos candidatos indígenas, será necessário apresentar o Termo de Autodeclaração de Identidade Indígena (TADI), acompanhado do Registro de Nascimento Indígena (RANI) e/ou Carta de Recomendação emitida por liderança indígena reconhecida.

O Prefeito João Campos destacou a importância dessa medida inclusiva: “Estamos adaptando um projeto de lei na Câmara de Vereadores para garantir que 30% das vagas em todos os concursos e seleções da Prefeitura do Recife sejam destinadas a pessoas negras ou pardas, indígenas e pessoas com deficiência. Essa lei se aplicará a todas as modalidades de seleção para provimento de cargos e empregos públicos efetivos.”

A reserva de vagas será claramente indicada nos editais de concursos públicos e seleções simplificadas, especificando o número de vagas correspondentes à reserva para cada cargo ou função oferecidos.

O projeto de lei também estabelece a reserva de 10% das vagas para contratação de pessoas com deficiência (PCD) em concursos públicos e seleções simplificadas da administração direta e indireta do município. Essa reserva seguirá critérios de avaliação biopsicossocial realizada por comissão multiprofissional e interdisciplinar.

Posts relacionados
Edital

Edital de Igarassu/PE passa por retificação

A Prefeitura Municipal de Igarassu, em Pernambuco, por meio da comissão do concurso público…
Leia mais
Edital

TCE Responde Consulta do Prefeito de Chã Grande sobre ACS

Na 12ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada em 16 de abril de 2025, o Tribunal de…
Leia mais
Edital

Retificação no edital do Concurso Público para Professor-PB: Confira

O Governo do Estado da Paraíba, por meio das Secretarias de Administração e da Educação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?