TCE PE

TCE aponta ilegalidades e necessidade de Concurso na prefeitura de Jaboatão


Recife, Pernambuco – 28 de Julho de 2023 – A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) realizou a 25ª Sessão Ordinária e apresentou o Acórdão T.C. nº 1192/2023 referente ao processo digital TCE-PE nº 2217759-0, envolvendo a admissão de pessoal realizada pela Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes através de contratações temporárias.

O Conselheiro Substituto Luiz Arcoverde Filho, relator do processo, destacou que os atos de admissão devem ser julgados legais quando obedecidos aos ditames legais. Entretanto, o Acórdão aponta a ocorrência de contratações ilegais que não cumpriram as normas vigentes.

Foram identificadas três principais irregularidades nas contratações temporárias efetuadas pelo município de Jaboatão dos Guararapes:

  1. Contratação para funções de caráter permanente do Programa Saúde na Família: Algumas admissões foram configuradas como contratações de pessoal para funções permanentes do Programa Saúde na Família, sendo que, de acordo com a legislação, essas admissões deveriam ser providas através de concurso público.
  2. Contratação temporária de Agentes de Controle de Endemias sem comprovação de combate a surtos endêmicos: Em outras contratações temporárias, não foram apresentadas provas de que se tratava de casos de combate a surtos endêmicos, desobedecendo o art. 16 da Lei n.º 350/2006.
  3. Acumulação irregular de cargos/funções públicas: Alguns contratados foram identificados com acumulação irregular de cargos ou funções públicas.

O Tribunal de Contas determinou que as contratações ilegais fossem consideradas como não registradas, e, portanto, foram julgadas ilegais, implicando na negação do registro aos candidatos relacionados nos Anexos II, III e IV. Importante ressaltar que no processo Nº 2320048-0, o TCE inclui ainda necessidade de certame para atender demanda do Programa Saúde na Família.

Para sanar as irregularidades e atender às necessidades de pessoal, o Acórdão também ordenou à Secretária de Saúde da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes ou seu sucessor, a realização de um levantamento das demandas de pessoal. A recomendação é que seja feito um concurso público para preencher as funções permanentes do Programa Saúde da Família, bem como um processo seletivo público, conforme o art. 198, § 4º, da Constituição Federal e da Lei n.º 11.350/2006, especialmente seu art. 16, para os agentes de combate às endemias.

Ressalta-se que os contratos atualmente vigentes não devem ser desfeitos em respeito ao princípio da continuidade do serviço público.

A Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes deverá tomar as medidas necessárias para adequar suas contratações às determinações do TCE-PE e garantir a legalidade e transparência nos processos de admissão de pessoal.

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?