Contratação temporária

TCE Julga Recursos Ordinários em Casos de Contratações Temporárias

Recife, 12 de julho de 2023 – O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) analisou e julgou recursos ordinários relacionados a casos de contratações temporárias em municípios do estado. Os julgamentos ocorreram durante a 22ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno.

No primeiro processo, com número de identificação 2322749-7, o recurso ordinário foi interposto pelo Sr. Danillo Cavalcanti Vieira, Prefeito do Município de Bom Conselho. O recurso contestava o Acórdão TC Nº 455/2023, da Primeira Câmara, referente ao Processo TC Nº 2056743-1. O acórdão original julgou a ilegalidade de 75 contratações temporárias e aplicou uma multa. O relator do caso foi o Conselheiro Carlos Neves.

O Conselheiro Marcos Flávio Tenório e Almeida, ao se manifestar, destacou que, mesmo em situações semelhantes, costumava se posicionar pela ilegalidade sem aplicação de multa devido ao período da pandemia de Covid-19. No entanto, ao observar o voto do relator, notou que as contratações em questão antecederam o período da pandemia. O Pleno, por unanimidade, conheceu do recurso e, no mérito, negou-lhe provimento, mantendo os termos da deliberação original.

No segundo processo, de número 2323152-0, o recurso ordinário foi interposto por Aline Vanessa Monteiro Silva, Antônio Cassiano da Silva, Elizângela Machado Araújo, Felipe Balbino Muniz de Araújo, Línthia Lima da Silva, Luciléa Batista do Nascimento e Luiz Alberto Araújo de Abreu, ordenadores de despesas da Prefeitura Municipal de Condado. O recurso contestava o Acórdão TC Nº 521/2023, da Primeira Câmara, referente ao Processo TC Nº 2053966-6. O acórdão original julgou a ilegalidade de 420 contratações temporárias e aplicou multas. O Pleno, por unanimidade, também negou provimento ao recurso, mantendo a decisão original.

Os julgamentos ressaltam a importância do Tribunal de Contas na fiscalização e controle das contratações temporárias realizadas pelos municípios, garantindo a legalidade e o uso adequado dos recursos públicos.

Posts relacionados
Contratação temporária

Prefeitura de Ipojuca convoca candidatos aprovados para Serviço de Salvamento Marítimo

A Prefeitura Municipal de Ipojuca, através da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS)…
Leia mais
Contratação temporária

Há 28 Anos Sem Concurso, Prefeitura de Chã de Alegria Enfrenta Determinações de Órgãos de Controle

A Prefeitura de Chã de Alegria, localizada no interior de Pernambuco, não realiza um…
Leia mais
Contratação temporária

CISAM/UPE firma contratos e aditivo para serviços terceirizados

O Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM/UPE) divulgou…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?