TCE PE

TCE mantém decisão de ilegalidade em contratações temporárias em Toritama/PE

 

Na 37ª sessão ordinária realizada pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em 30 de outubro de 2024, foi negado o recurso ordinário interposto pela Prefeitura de Toritama contra o Acórdão T.C. nº 1429/2024, que declarou ilegais contratações temporárias realizadas em 2022. A decisão do processo digital TCE-PE nº 2426287-0 destacou a necessidade de um processo seletivo público, ainda que simplificado, para contratações por tempo determinado, seguindo os princípios constitucionais de isonomia, impessoalidade e moralidade.

O julgamento, relatado pelo conselheiro Marcos Loreto, apontou irregularidades graves, incluindo a ausência de seleção pública e a extrapolação do limite prudencial de gastos com pessoal, estipulado em 51,3% da Receita Corrente Líquida (RCL) para o poder executivo municipal. Entre os contratados, estão servidores das secretarias de Saúde, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Fazenda e Ordem Social. Em apuração realizada pelo Jaula Cursos, o Munípio conta atualmente com mais de 1400 temporários [https://tomeconta.tcepe.tc.br/toritama/].

O Pleno, por unanimidade, manteve a decisão anterior, julgando ilegais as admissões e determinando que a área técnica do TCE-PE verifique o saneamento de irregularidades relacionadas à acumulação indevida de cargos públicos por servidores específicos.

Participaram da sessão os conselheiros Valdecir Pascoal (presidente), Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, Ranilson Ramos, Carlos Neves, Eduardo Lyra Porto, e Rodrigo Novaes, além do procurador-geral Dr. Ricardo Alexandre de Almeida Santos.

Posts relacionados
TCE PE

Nomeações de Professores do Concurso do Estado Sob Questionamento no TCE

Na sessão do dia 21 de novembro de 2024, o TCE analisou denúncias sobre possíveis irregularidades…
Leia mais
TCE PE

Gestão de Timbaúba é alvo de críticas do TCE-PE por ausência de concursos e irregularidades

Em recente julgamento, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) analisou a gestão da…
Leia mais
TCE PE

TCE julga irregulares contratações temporárias da Prefeitura de Ouricuri/PE relativas a 2021

Em sessão ordinária realizada em 31 de outubro de 2024, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?