TCE PE

TCE mantém decisão sobre concurso público da Prefeitura do Recife/PE

 

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) indeferiu, por unanimidade, o pedido de medida cautelar referente ao edital de concurso público da Prefeitura do Recife, datado de julho de 2024, que prevê o provimento de 40 cargos efetivos municipais. A medida cautelar havia sido solicitada por Maykom Willames Barros de Carvalho, um dos interessados no processo, juntamente com Felipe Martins Matos e Glauce Margarida da Hora Medeiros.

O Conselheiro Substituto Adriano Cisneiros, relator do caso, esclareceu que as vagas destinadas exclusivamente para mulheres, previstas pela Lei nº 19.064/2023, visam garantir que os cargos sejam preenchidos por profissionais mulheres cisgêneras ou transgêneras, especialmente em áreas voltadas ao atendimento de mulheres em situação de violência. O relator destacou que essa medida segue o entendimento do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, que permitem a discriminação de cargos com base no sexo em situações excepcionais, como nas atividades que exigem uma sensibilidade específica no atendimento a mulheres vítimas de violência.

Durante a sessão, o Conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior também se manifestou, reforçando a importância das políticas afirmativas e destacando a necessidade de profissionais mulheres para atender adequadamente as mulheres que sofrem violência. A Procuradora do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, complementou, elogiando a decisão do Tribunal e ressaltando o avanço civilizatório representado por políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero.

A decisão unânime da Segunda Câmara do TCE-PE reafirma a validade da política pública implementada pela Prefeitura do Recife e nega o pedido de liminar que visava alterar as disposições do concurso público.

A ata da sessão destacou que a decisão monocrática proferida pelo relator foi homologada, sem que houvesse a presença dos requisitos necessários para a concessão da medida cautelar, conforme previsto na Resolução T.C. nº 155/2021 e na Lei Estadual nº 12.600/2004.

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?