TCE PE

TCE-PE Alerta Prefeita de Floresta/PE sobre Irregularidades em Contratações Temporárias

SEGUNDA CAMARA NO FORMATO "HIBRIDO" - PRESENCIAL E REMOTO SIMULTANEAMENTE

 

Na 29ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizada em 03 de setembro de 2024, foi julgado o processo TCE-PE nº 24100893-1, sob relatoria do Conselheiro Carlos Neves. A sessão teve como foco a análise de uma medida cautelar referente às contratações temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de Floresta no exercício de 2024.

O pedido de medida cautelar, formulado pelo Departamento de Controle Externo de Pessoal, Licitações e Tecnologia da Informação (DPLTI) do TCE-PE, foi negado por unanimidade pelos conselheiros. De acordo com o Acórdão nº 1471/2024, a medida não foi concedida por ausência dos pressupostos necessários, e o Tribunal considerou a presença de “periculum in mora reverso” — risco de dano maior caso a medida fosse implementada.

Entre as irregularidades apontadas, destacou-se a desproporcionalidade no número de servidores temporários em relação aos efetivos, além do aumento significativo dessas contratações no ano de 2024, sem a realização de concurso público para suprir a demanda permanente de pessoal no município.

Durante o julgamento, o TCE-PE alertou a Prefeita de Floresta, Rosângela de Moura Maniçoba Novaes Ferraz, sobre as irregularidades constatadas. Foi emitido um alerta com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, recomendando a adoção de medidas corretivas. O processo de Auditoria Especial nº 24100871-2, que visa examinar a legalidade dessas contratações, já está em andamento no Tribunal.

Participaram do julgamento o Conselheiro Eduardo Lyra Porto e o Procurador do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel.

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?