TCE PE

TCE-PE Determina Ações por Acúmulo Indevido de Vínculos na Área de Saúde

Na 29ª Sessão Ordinária Presencial da Primeira Câmara, realizada em 03 de setembro de 2024, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou o Processo TCE-PE nº 19100520-4, relacionado a uma auditoria especial de conformidade no acompanhamento das Prefeituras Municipais de Sertânia e Arcoverde, referente ao exercício de 2018. O processo, sob relatoria do Conselheiro Rodrigo Novaes, abordou a acumulação indevida de vínculos funcionais na área de saúde e apontou falhas no controle de jornada de trabalho.

A auditoria fez as seguintes considerações:

[…] a servidora Maria de Lourdes Souza Barbosa possuía em 2018, três vínculos ativos, apresentados em ordem cronológica de ingresso no respectivo Ente, conforme evidenciado nos autos (anexo).

A servidora Maria de Lourdes Souza Barbosa foi responsabilizada pela irregularidade e recebeu multa de R$ 5.226,02, a ser recolhida em até 15 dias após o trânsito em julgado da decisão. Além disso, as prefeituras de Sertânia e Arcoverde foram intimadas a instaurar processos administrativos para verificar a carga horária efetivamente cumprida pela servidora e determinar a devolução dos valores recebidos indevidamente.

O Tribunal decidiu, por unanimidade, que, embora a acumulação de vínculos seja considerada ilegal, não há elementos suficientes para exigir a restituição imediata dos valores ao erário, sendo necessário um exame mais aprofundado sobre os turnos e compensações da servidora.

O prazo para cumprimento das determinações é de 60 dias, e o TCE-PE irá monitorar o andamento das medidas adotadas pelas prefeituras. O processo contou com a presença dos conselheiros Rodrigo Novaes, Carlos Neves, e Eduardo Lyra Porto, além do Procurador do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel.

ITD

Posts relacionados
TCE PE

TCE determina convocação imediata de aprovados no Concurso Público de Ouricuri

Em 27 de junho de 2025, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) concedeu uma medida…
Leia mais
TCE PE

TCE recomenda Concurso para médicos plantonistas em Feira Nova

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou regular com ressalvas a auditoria…
Leia mais
TCE PE

TCE determina substituição de contratos precários por servidores efetivos em Cachoeirinha

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregular a gestão da Secretaria de…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?