TCE PE

TCE-PE recomenda medidas sobre contratos na Educação do Estado

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) emitiu uma medida cautelar, por decisão monocrática do Conselheiro Substituto Marcos Flávio Tenório de Almeida, em relação aos contratos por tempo determinado (CTDs) na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE). A medida vem em resposta a uma solicitação da Sra. Ana Paula Marcelino da Silva, candidata aprovada em concurso público para o cargo de professor da educação básica.

A medida cautelar destaca a necessidade de observar os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, bem como as normativas referentes à contratação por tempo determinado e à realização de concursos públicos. A decisão baseia-se na constatação de que existem contratos temporários vigentes em preterição à nomeação de candidatos aprovados no cadastro de reserva do concurso público, o que é considerado uma medida arbitrária pela Administração.

A medida cautelar recomenda que a SEE/PE se abstenha de renovar ou celebrar novos contratos por tempo determinado em casos de lotações funcionais contempladas no cadastro de reserva do concurso público. Além disso, a secretaria deve proceder à nomeação dos aprovados em cadastro de reserva para substituir os docentes contratados temporariamente, garantindo o regular andamento do ano letivo.

A decisão destaca a importância do Tribunal de Contas em tutelar o instituto do concurso público e zelar pela observância dos princípios constitucionais na Administração Pública. O TCE-PE ressalta ainda que a substituição dos contratados temporários não deve prejudicar o funcionamento das atividades educacionais, devendo ser realizada de forma planejada e adequada.

A medida cautelar emitida pelo Tribunal de Contas de Pernambuco visa garantir a legalidade e a eficiência na gestão dos recursos públicos na área da Educação, assegurando o cumprimento das normativas vigentes e o respeito aos direitos dos candidatos aprovados em concursos públicos.

04_04_2024 Renda 9_48 _ 24100113-4 _ Medida Cautelar _ Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco _ 2ª Câmara (1) (1) (1) (1)_240320_164508

Posts relacionados
TCE PE

TCE Identifica Contratações Irregulares de Servidores em Escada/PE

Na 10ª Sessão Ordinária do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE)…
Leia mais
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?