TCE PE

TCE-PE Rejeita Pedido de Suspensão de Contratos Temporários na Prefeitura de Camaragibe

Na 1ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizada no dia 23 de janeiro de 2025, foi analisado o Processo TCE-PE Nº 24101453-0, referente a uma Medida Cautelar solicitada em face da Prefeitura Municipal de Camaragibe. A medida cautelar foi formulada com o objetivo de suspender contratos temporários de professores e garantir a nomeação imediata dos aprovados no concurso público de 2024. O detalhe é que parte das contratações haviam sido consideradas ilegais – pelo próprio TCE (Processo nº 2220024-1)

O pedido foi analisado pela Conselheira Substituta Alda Magalhães, relatora do processo, que concluiu que não estavam presentes os requisitos necessários para a concessão da medida cautelar. A principal justificativa foi a ausência de plausibilidade jurídica e o perigo da demora, elementos essenciais para a concessão da medida.

A relatora destacou que a homologação do concurso ocorreu em um período eleitoral, o que impede nomeações, conforme estabelecido pela Lei nº 9.504/1997. Além disso, a gestão municipal estava no início do mandato do novo prefeito, o que torna prematuro o pedido de nomeação antes do início do ano letivo. A contratação temporária, de acordo com o Tribunal, é legítima para suprir a necessidade de substituição de professores e não configura preterição dos candidatos aprovados no concurso.

Com a decisão, a Segunda Câmara do TCE-PE decidiu, por unanimidade, denegar a Medida Cautelar, mantendo a situação vigente até que se cumpram os prazos e procedimentos legais para a nomeação dos aprovados no concurso.

O julgamento contou com a participação do Presidente da Sessão, Conselheiro Ranilson Ramos, dos Conselheiros Marcos Loreto e Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, além da Procuradora do Ministério Público de Contas, Maria Nilda da Silva. O Acórdão nº 59/2025 foi homologado, com a tese de que a medida cautelar não se justifica diante da ausência de urgência e da regularidade das contratações temporárias.

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?