TCE PE

TCE-PE suspende contratação temporária de ACS e ACE em Noronha/PE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) acatou uma medida cautelar solicitada pela 1ª Procuradoria do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), sob a titularidade da procuradora Germana Laureano, que determina a suspensão da contratação temporária de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). A decisão foi emitida de forma monocrática pelo conselheiro-substituto Ricardo Rios.

De acordo com a Representação Interna do MPC-PE, a Constituição Federal estabelece que a contratação de ACS e ACE deve ocorrer mediante processo seletivo público, e não por meio de processos simplificados ou temporários. Essa legislação proíbe a contratação temporária ou terceirizada desses profissionais, exceto em casos específicos de combate a surtos epidêmicos, conforme previsto no artigo 16 da referida lei.

A procuradora Germana Laureano ressaltou que o TCE-PE já se pronunciou em diversas ocasiões sobre a forma de contratação desses profissionais. Em decisão de 29 de janeiro de 2020, no Processo de Consulta TC nº 1921867-9, o tribunal reforçou a proibição de contratações temporárias ou terceirizadas de ACS e ACE, salvo em situações excepcionais previstas em lei.

Uma contradição importante a ser destacada é que, no início deste ano, o município de Canhotinho realizou uma seleção simplificada para os mesmos cargos (edital 001/2024), e o processo seguiu adiante. Apesar das críticas da sociedade — como a falta de transparência no processo (publicidade limitada, inscrições presenciais em um prazo de apenas dois dias e ausência de divulgação das listas de aprovados) —, o Ministério Público de Contas (MPC) não interveio para suspender aquele certame.

A medida cautelar será agora analisada pela Primeira Câmara do TCE-PE para apreciação final.

Ministério Público de Contas, 14/10/2024.

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?