TCE PE

TCE Reforça Necessidade de Concurso Público na Câmara Municipal de Toritama

 

**Recife, 19 de julho de 2024** – O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) reiterou a necessidade de realização de concurso público para a Câmara Municipal de Toritama, reforçando a observância dos princípios constitucionais e legais para a contratação de servidores públicos. A decisão vem em resposta a pedidos de rescisão protocolados por Dimas Tavares da Silva e José Arimatea de Carvalho, relacionados ao processo de prestação de contas de 2018.

O Acórdão T.C. nº 781/2022, proferido pela Primeira Câmara do TCE-PE, havia julgado irregulares as contas de José Arimatea de Carvalho e aplicado multa aos envolvidos. Entre as irregularidades identificadas, destacou-se a ausência de cargos efetivos na Câmara Municipal, o que contraria o artigo 37, incisos II e V, da Constituição Federal, que exige a realização de concurso público para o acesso aos cargos públicos.

O TCE-PE determinou que o atual gestor da Câmara Municipal de Toritama, ou seu sucessor, deve realizar um levantamento da necessidade de pessoal e promover a realização de concurso público para preencher os cargos de forma proporcional e razoável, conforme estipulado pela Constituição. A ausência de cumprimento desta recomendação viola princípios fundamentais da administração pública, como a razoabilidade e a proporcionalidade.

Além disso, a decisão do Tribunal ressalta a necessidade de regulamentar a concessão de gratificações e os valores de diárias de maneira objetiva e impessoal, para garantir maior transparência e conformidade com os princípios legais.

Recentemente, houve a realização de um concurso público na Câmara Municipal de Toritama, conforme recomendado anteriormente pelo TCE-PE. A execução foi da banca ADMTEC. No entanto, a decisão recente reforça a necessidade contínua de seguir rigorosamente as normas constitucionais e legais para garantir a integridade e a eficiência na gestão pública, assegurando que os cargos públicos sejam preenchidos por meio de processos justos e transparentes.

Essa decisão reafirma o compromisso do Tribunal de Contas em monitorar e assegurar a legalidade dos processos administrativos, promovendo uma gestão pública mais transparente e eficiente.

Posts relacionados
TCE PE

TCE Identifica Contratações Irregulares de Servidores em Escada/PE

Na 10ª Sessão Ordinária do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE)…
Leia mais
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?