Concursos Abertos

Ação Irresponsável de Fiscal pode comprometer 2° dia de aplicação de provas do concurso de Venturosa PE

 

No dia 08.08.2021, quando da realização das provas para o concurso público da cidade de Venturosa/PE, diversos cargos, ocorreu um fato surreal, jamais vistos noutros concursos públicos.

De fato, a equipe do Jaula cursos, que estava acompanhando a entrada dos candidatos, presenciou um fato inusitado.

Explica-se.

No dia do referido concurso, os portões fecharam pontualmente às 07:30 horas, fazendo com que alguns candidatos não pudessem adentrar aos muros da faculdade para realização das provas. Tal fato, é lícito de acordo com a lei haja vista que o Edital previa tal hipótese.

Contudo, para a perplexidade de quem continuou na frente da faculdade (dentre eles os candidatos barrados e que não entraram na faculdade e não realizaram as provas), constataram que 02 (duas) mulheres muito bem vestidas, conseguiram entrar após o horário em que os portões já estavam fechados.

“Os portões já estavam fechados. Os fiscais haviam se recolhido. O fechamento ocorreu 7:32 da manhã”. Explicou Saulo, coordenador do Jaula que filmou a ação. “Os portões estavam fechados quando as candidatas chegaram. Eles pediram pra chamar o responsável pelo prédio. Ele então ordenou a reabertura. Isso causou indignação de todos os presentes” – completou.

O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42).

Ora, naquele dia, não existia situação excepcional que justificasse a conduta do agente público em dar tratamento desigual às pessoas que estavam em situações de igualdade, o de respeitar os limites de horários estabelecidos em Edital para fechamento dos Portões.

Com efeito, houveram diversas lesões aos princípios constitucionais da Igualdade e da Isonomia.

A Constituição Federal de 1988 dispõe em seu artigo 5º, caput, sobre o princípio constitucional da igualdade, perante a lei, nos seguintes termos:

Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.

O princípio da igualdade prevê a igualdade de aptidões e de possibilidades virtuais dos cidadãos de gozar de tratamento isonômico pela lei. Por meio desse princípio são vedadas as diferenciações arbitrárias e absurdas, não justificáveis pelos valores da Constituição Federal, e tem por finalidade limitar a atuação do legislador, do intérprete ou autoridade pública e do particular.

O Artigo 5º, caput , e o inciso n. I da CF de 1988 estabelecem que todos são iguais perante a lei. De fato, o artigo 5º, caput, da Constituição Federal assegura mais do que uma igualdade formal perante a lei, mas, uma igualdade material que se baseia em determinados fatores. O que se busca é uma igualdade proporcional porque não se pode tratar igualmente situações provenientes de fatos desiguais.

Portanto, o princípio constitucional da igualdade, exposto no artigo 5º, da Constituição Federal, traduz-se em norma de eficácia plena, cuja exigência de infalível cumprimento independe de qualquer norma regulamentadora, assegurando a todos, indistintamente, independentemente de raça, cor, sexo, classe social, situação econômica, orientação sexual, convicções políticas e religiosas, igual tratamento perante a lei, mas, também e principalmente, igualdade material ou concreta.

 

 

Posts relacionados
Concursos Abertos

Prefeitura de Salgueiro/PE publica extrato do Contrato com Banca IGEDUC

Em um movimento para fortalecer seu quadro de pessoal, a Prefeitura Municipal de Salgueiro firmou um…
Leia mais
Concursos Abertos

Concurso de Salgueiro/PE: Professores podem obter até 10 pontos em titulação

O edital do concurso público da Prefeitura de Salgueiro/PE já está disponível para consulta.
Leia mais
Concursos Abertos

Concurso em Salgueiro/PE oferece 21 vagas para Professor em diversas áreas

A Prefeitura Municipal de Salgueiro está com inscrições abertas para um novo concurso público…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?