A Consulpam será a banca executora do concurso da Guarda de Olinda, que oferecerá 24 vagas imediatas, além de outras 100 previstas para formação de cadastro de reserva. A remuneração prevista, já com as gratificações, é de R$ 3.500,00.
O quadro de provas para candidatos de nível médio inclui: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo e Constitucional, Conhecimentos Matemáticos e Conhecimentos Específicos. Além disso, haverá uma prova dissertativa, com nota mínima de aprovação de 50 pontos. Vale ressaltar que em alguns editais, a banca substitui informática por matemática e a incidência de redação não é frequente.
Os conteúdos previstos têm como referência os últimos editais da banca (Guarda de Araraquara, edital 2022 e Guarda de Monte Azul Paulista, edital 2021). Além das provas, deve haver teste de aptidão física, com atividades e tempos máximos específicos para candidatos do sexo masculino e feminino (geralmente envolve apoio de frente, abdominal e corrida).
Quanto ao limite de idade, provavelmente não haverá restrições. A legislação federal não apresenta um limite, permitindo que as leis municipais estabeleçam outros requisitos. No entanto, o Poder Judiciário vem afastando esse requisito por ser considerado desproporcional com as atribuições desempenhadas pelo Guarda Municipal. A falta de limitação legal gerou a suspensão de um concurso de guarda municipal de Praia Grande após o Ministério Público do estado de São Paulo questionar o limite de idade de 35 anos determinado pelo edital, considerados inconstitucionais por ferirem o princípio da razoabilidade.
A expectativa do Jaula é de edital ainda na primeira quinzena de maio.