O Promotor de Justiça do Município de Toritama, Dr Vinicius Costa e Silva, arquivou o inquérito que tratava da investigação de supostas irregularidades no concurso público da Guarda Civil Municipal de Toritama – conduzido pela banca ADM&TEC – edital 2018. Na ocasião, 40 vagas foram destinadas para o cargo.
Segundo denúncias recebidas pela Ministério Público, os 7 primeiros colocados do referido concurso seriam indicações do prefeito Edilson Tavares de Lima. A fraude se deu através do uso de “ponto eletrônico” – que havia custado 14.000,00 (quatorze mil reais). Através do equipamento os candidatos receberiam informações do gabarito da prova.
Após diligências, a MP teve acesso ao gabarito dos suspeitos, disponibilizados pela banca ADM&TEC. Além disso, a empresa aplicadora das provas colaborou com as investigações, fornecendo todos os dados necessários para conclusão das investigações. O MP ainda deve teve acesso a movimentação bancária dos candidatos e nada encontrou sobre dados que revelassem a suposta compra dos gabaritos ou ligação entre os suspeitos.
O relatório do MP é extenso e desconstrói as dúvidas sobre a lisura do concurso. Mais informações podem ser obtidas no anexo: Diario Oficial Eletronico MPPE 22.06.2022 Edicao 1021 1