Tribunal de Justiça

Justiça Determina Nomeação Temporária de Professor em Taquaritinga do Norte/PE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a nomeação em caráter precário de Matheus da Trindade Moura, classificado em terceiro lugar no concurso público para o cargo de professor de língua portuguesa da SEE/PE. A decisão judicial foi proferida no processo nº 0025044-71.2024.8.17.8201, após a desistência dos dois primeiros colocados no certame.

A nomeação em caráter precário, neste contexto, refere-se à posse temporária do cargo até que a situação jurídica seja definitivamente resolvida. Ou seja, embora o candidato tenha sido nomeado, essa decisão pode ser revista ou alterada caso haja um recurso ou decisão judicial posterior. Essa condição de precariedade ocorre quando a nomeação é feita com base em uma ordem judicial provisória ou emergencial, sem a garantia de permanência até que todos os aspectos legais do caso sejam finalizados.

O concurso público, homologado em 12/12/22, teve como objetivo preencher vagas na rede estadual de ensino; com a lotação de Matheus prevista para a cidade de Taquaritinga do Norte, sob a jurisdição da GRE Agreste Centro Norte – Caruaru.

A decisão foi tomada pelo 2º Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital, que reconheceu o direito subjetivo de Matheus à nomeação com base no Tema 784 do Supremo Tribunal Federal (STF). O tema estipula que, quando há a preterição arbitrária e imotivada de um candidato aprovado, ele tem o direito à nomeação, desde que respeitada a ordem de classificação no certame. No caso, o segundo colocado formalizou sua desistência em janeiro de 2024, e o primeiro colocado não assumiu a vaga, abrindo caminho para a nomeação do terceiro colocado.

Apesar da nomeação, o Estado de Pernambuco ainda pode recorrer da decisão, visto que a fase recursal do processo segue em andamento, com movimentações registradas até o final de agosto de 2024.

A nomeação em caráter precário significa que Matheus poderá assumir o cargo e começar a exercer suas funções e forma remunerada, mas a permanência definitiva no cargo dependerá do desfecho do processo judicial. Esse tipo de nomeação é comum quando há disputas judiciais envolvendo concursos públicos, pois garante o preenchimento temporário da vaga, assegurando a continuidade do serviço público enquanto o Judiciário avalia a situação com mais profundidade.

A Secretaria de Educação e Esportes, através do ATO Nº 7540 – assinadora pela Governadora Raquel Lyra, procedeu com à nomeação de Matheus da Trindade Moura. O registro está publicado no diário oficial do CEPE de 27/09/2024.

Posts relacionados
Tribunal de Justiça

Justiça decide contra nomeação de candidatos em Floresta/PE após Concurso

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da Vara Única da Comarca de Floresta, julgou…
Leia mais
Tribunal de Justiça

TJPE divulga locais de prova para concurso das serventias extrajudiciais - Cartórios

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) publicou, nesta segunda-feira (18), o Edital nº…
Leia mais
Tribunal de Justiça

Pedido de Contratação em Cartório do Recife Levanta Debate sobre Nepotismo

Em Recife, um pedido de contratação apresentado à Corregedoria Auxiliar de Serviços…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?