A 2ª Vara da Comarca de São Bento do Una, em Pernambuco, emitiu uma decisão determinando a realização de concurso público para a Câmara de Vereadores do município. O processo em questão, nº 031.0000913-62.2009.8.17.1280, foi movido pela própria Câmara de Vereadores de São Bento do Una contra o ato do presidente da casa legislativa, Washington Luiz Cadete da Silva.
A ação popular tem como objetivo principal a regularização do quadro de servidores efetivos e comissionados da Câmara, incluindo a realização de um concurso público. A determinação judicial ressalta a necessidade de seguir todas as formalidades legais e cita que o município de São Bento do Una deve figurar como litisconsorte passivo necessário no processo, uma vez que os efeitos do julgamento também impactarão o ente público ao qual a Câmara Municipal está vinculada.
Essa decisão reforça a importância de garantir transparência e eficiência na administração pública, bem como a adequada participação de todas as partes interessadas. O último concurso público realizado pela Câmara de Vereadores de São Bento do Una ocorreu em 2011, sendo organizado pela banca Planejar Consultoria. Naquela ocasião, foram ofertadas 9 vagas para diversos cargos.
Com a determinação para a realização do novo concurso público, espera-se que a Câmara de Vereadores de São Bento do Una possa preencher as vagas existentes, fortalecendo a estrutura administrativa do órgão e proporcionando um serviço de qualidade para a população. A abertura do processo seletivo trará oportunidades para profissionais interessados em ingressar na carreira pública e contribuir para o desenvolvimento do município.