MPPE

MP Inicia Acompanhamento das Convocações para Professores da SEDUC Recife

Recife, 23 de janeiro de 2025 – O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) instaurou, nesta terça-feira (23), o Procedimento Administrativo nº 01891.002.413/2024 para acompanhar a convocação e nomeação dos candidatos aprovados no concurso para Professor efetivo da Secretaria de Educação do Recife (SEDUC). A decisão foi tomada após uma manifestação recebida pela Ouvidoria do MPPE, registrada em 13 de agosto de 2024, onde a cidadã M. K. S. relatou a falta de professores efetivos na rede municipal, mesmo com a existência de um Cadastro Reserva de candidatos homologados no concurso. O concurso citado ocorreu em 2023 e ofertou 1000 vagas. A banca Cebraspe conduziu o certame.

O Ministério Público, fundamentado nos princípios constitucionais da educação, que garantem a obrigatoriedade e gratuidade do ensino, além do direito à valorização dos profissionais da educação, reconheceu a importância do caso e a necessidade de diligências para investigar e garantir o cumprimento dos direitos dos candidatos aprovados e a efetiva oferta de educação de qualidade à população.

A portaria publicada também estabelece que a Promotoria de Justiça do MPPE deve registrar oficialmente o procedimento e dar ciência à parte noticiante sobre os documentos presentes no caso, com um prazo de 20 dias para manifestação. A medida visa assegurar a transparência e a continuidade do acompanhamento de políticas públicas educacionais na cidade.

A ação do MPPE reforça o compromisso do órgão em fiscalizar o cumprimento das leis que asseguram o direito à educação e a valorização dos profissionais da área, com especial atenção às condições de efetivação dos direitos de acesso e permanência na educação pública.

Posts relacionados
MPPE

MPPE arquiva denúncia sobre concurso da Guarda de Moreno

A 1ª Promotoria de Justiça de Moreno, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), arquivou a…
Leia mais
MPPE

MPPE Apura Suposto Descumprimento do Piso Salarial dos Professores em Abreu e Lima/PE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Abreu e Lima…
Leia mais
MPPE

MP deve denunciar prefeito de Custódia por crime de responsabilidade, caso se omita de fazer o Concurso

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou formalmente ao prefeito de Custódia que…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?