MPPE

MP inicia investigação sobre falta de concursos em Ribeirão /PE

O Ministério Público de Pernambuco – MP, por meio de sua Promotora de Justiça, deu início ao Procedimento Administrativo de Interesses Individuais Indisponíveis nº 02246.000.051/2023, com o objetivo de investigar a necessidade de realização de concursos públicos para diversos cargos no município de Ribeirão.

A portaria de instauração ressalta a preocupação com a utilização indevida e ilegal de contratos temporários e cargos comissionados em órgãos públicos de Ribeirão, como constatado em diversas situações. Tais práticas, que ocorrem sem a realização de concurso público, são consideradas uma afronta ao artigo 37 da Constituição Federal, além de configurarem atos de improbidade administrativa.

O MP aponta que essa prática compromete a qualidade dos serviços públicos no município, viola o princípio da impessoalidade e gera descontinuidade na prestação de serviços essenciais. Diante disso, é incumbência da instituição zelar pelo respeito aos Poderes Públicos e aos serviços de relevância pública em Ribeirão, promovendo medidas necessárias à sua garantia.

A portaria destaca também o dever do MP em defender a Moralidade Administrativa e o Patrimônio Público em Ribeirão, bem como prevenir e reprimir atos que vão contra o interesse público no município. Além disso, ressalta o princípio da Supremacia do Interesse Público e a vinculação da atividade administrativa à Lei, submetendo os agentes públicos em Ribeirão à devida responsabilização em caso de desvio.

Dessa forma, foram determinadas as seguintes providências: o envio da portaria às instâncias competentes do Ministério Público para publicação no Diário Oficial e conhecimento; a reiteração do ofício em caso de nova inércia do poder público municipal de Ribeirão, com a possibilidade de promoção de ação judicial de exibição de documentos em caso de necessidade.

O último concurso realizado pelo município ocorreu em 2010 e foi realizado pela polêmica banca COMEDE.

A Promotora de Justiça, Milena de Oliveira Santos do Carmo, assina a portaria datada de 22 de dezembro de 2023, reforçando o compromisso da instituição com a transparência, legalidade e qualidade dos serviços prestados à população de Ribeirão.

Posts relacionados
MPPE

MP Dá Prazo de 10 Dias para Prefeitura de Lagoa de Itaenga Homologar Concurso

**Lagoa de Itaenga, 20 de junho de 2024** – O Ministério Público do Estado de Pernambuco…
Leia mais
MPPE

Reunião Destaca Necessidade de Concurso para Apoio à Educação Especial no Recife

No dia 19 de junho de 2024, às 10h10min, ocorreu uma reunião setorial virtual pelo Google Meet…
Leia mais
MPPE

MP Instaura Procedimento para Acompanhar Déficit de Profissionais no PROCAPE, CISAM e HUOC

**Recife, 18 de junho de 2024** — O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 11ª…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?