MPPE

MP Instaura Inquérito para Investigar Contratações de ACS em Lagoa dos Gatos/PE

O Ministério Público de Pernambuco, através da Promotoria de Justiça de Lagoa dos Gatos, anunciou hoje a conversão de um procedimento preparatório em inquérito civil para investigar as contratações de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) pelo município de Lagoa dos Gatos/PE.

A medida, tomada com base nas atribuições conferidas ao Ministério Público pela Constituição Federal e pela legislação pertinente, visa apurar supostas irregularidades nas contratações temporárias desses profissionais, bem como possíveis inconsistências na folha de pagamento relacionadas a essas contratações.

A decisão de instaurar o inquérito civil foi motivada pela manifestação do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias da Mata Sul – SINDACSE, que levantou questionamentos sobre a legalidade dos processos de contratação realizados pelo município.

Segundo o sindicato, o município estaria contratando temporariamente esses agentes sem a realização de processo seletivo público, contrariando dispositivos legais. Além disso, há alegações de que alguns servidores estariam sendo contratados para funções distintas das de ACS e ACE, possivelmente para burlar as regras de contratação temporária.

O promotor de Justiça João Victor da Graça Campos Silva, responsável pela decisão, determinou também que o procedimento seja acautelado até o fim do presente mês, devido ao encaminhamento, por parte da Prefeitura Municipal de Lagoa dos Gatos, de um ofício indicando o início de diligências para a realização de processo seletivo público para contratação de agentes comunitários de saúde.

Essa medida reforça o compromisso do Ministério Público em zelar pela legalidade e eficiência na gestão pública, garantindo o respeito aos princípios constitucionais e a transparência nas contratações de pessoal, especialmente na área da saúde, tão crucial para o bem-estar da população.

Posts relacionados
MPPE

MP investiga excesso de cargos comissionados na Câmara de Vereadores de Lagoa do Carro/PE

A 2ª Promotoria de Justiça de Carpina do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou o…
Leia mais
MPPE

Caso de menino autista reforça descaso na Educação Especial da Prefeitura do Recife/PE

No dia 23 de maio de 2024, uma reunião virtual foi realizada no Google Meet, presidida pelo…
Leia mais
MPPE

MP Inicia Fiscalização em Santa C do Capibaribe. Relatório deve viabilizar Convocação dos Aprovados do Concurso

O Ministério Público de Santa Cruz do Capibaribe, por meio do Promotor de Justiça Tiago Sales…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?