MPPE

MPPE Instaura Procedimento para Investigar Irregularidades no Ensino de Sociologia na SEE-PE

Recife, 25 de agosto de 2023 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através de seu Promotor de Justiça, deu início a um Procedimento Administrativo para acompanhar as políticas públicas relacionadas ao ensino de Sociologia na rede estadual de ensino do Estado de Pernambuco. O procedimento, identificado com o número 01998.000.997/2023, visa esclarecer denúncias de que profissionais de outras formações estariam atuando no ensino da disciplina.

O objeto da investigação é esclarecer a notícia de que indivíduos sem a devida formação estariam ministrando a disciplina de Sociologia nas escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco. Isso levanta preocupações quanto à qualidade da educação e ao cumprimento dos direitos educacionais dos estudantes.

O MPPE fundamenta sua iniciativa com base em diversos princípios e normas legais, incluindo:

  1. O direito à educação de qualidade, conforme estipulado no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU, que enfatiza o desenvolvimento da personalidade humana e o respeito pelos direitos humanos.
  2. O dever do Estado em promover a educação, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
  3. A prioridade da oferta de ensino fundamental e médio pelos Estados Federados, também estabelecida na Constituição Federal.
  4. A garantia de padrão de qualidade e a valorização dos profissionais da educação, conforme estipulado na Constituição Federal.

Além disso, o MPPE considera as informações fornecidas pela Associação Profissional dos Cientistas Sociais da Paraíba, que alega que profissionais sem a devida formação estariam ensinando Sociologia em Pernambuco, questionando também o número de vagas disponíveis para o ensino dessa disciplina no estado.

Como parte do procedimento, o MPPE tomará as seguintes providências:

  1. Publicação desta portaria no Diário Oficial do MPPE.
  2. Notificação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE), com a entrega de cópia integral da Portaria e das informações da Associação Profissional dos Cientistas Sociais da Paraíba, solicitando um pronunciamento no prazo de 10 dias úteis.
  3. Encaminhamento de informações relevantes relacionadas ao concurso público de Professores da rede estadual de ensino à 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital.
  4. Comunicação das providências tomadas até o momento à parte denunciante.

O Ministério Público de Pernambuco está comprometido em garantir que os direitos educacionais dos estudantes sejam respeitados e que a qualidade do ensino seja mantida de acordo com as normas legais vigentes. O acompanhamento deste procedimento administrativo é essencial para assegurar a integridade do sistema educacional no estado.

Posts relacionados
MPPE

MPPE investiga contratação temporária irregular pela UPE em Surubim

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Surubim…
Leia mais
MPPE

MPPE recomenda suspensão de concurso público em Afrânio

A Promotoria de Justiça de Afrânio, através do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), emitiu…
Leia mais
MPPE

MPPE investiga critérios de convocação de candidatos negros em Santa Maria da Boa Vista

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um procedimento administrativo para investigar…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?