MPPE

MPPE investiga negativa de vaga escolar da rede municipal do Recife

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um Procedimento Administrativo para apurar a solicitação de vaga escolar feita por Ana Carolina Brissantt dos Santos em favor de seu filho, A. G. B. S., na rede municipal de ensino do Recife. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 01891.001.637/2025, publicada no Diário Oficial da instituição nesta quinta-feira (19). A situaçção torna-se contraditória devido a disponibilidade de concursados aguardando nomeação por parte da gestão municipal. De 2022 até 2024 em torno de 2 mil vagas foram ofertadas para educação.

De acordo com o MPPE, a mãe informou à Ouvidoria do órgão, em 10 de abril de 2025, que enfrenta dificuldades para transferir o filho da Escola Municipal Marcelino Champagnat para outra unidade mais próxima de sua residência. A promotoria destaca que o direito à educação é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal e por tratados internacionais, como o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU.

O procedimento foi instaurado pelo promotor de Justiça Salomao Abdo Aziz Ismail Filho, que ressaltou o caráter de direito público subjetivo do acesso ao ensino obrigatório e gratuito, conforme previsto no artigo 208, §1º, da Constituição Federal, e no artigo 53, inciso V, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura matrícula em escola próxima à residência da criança.

Como parte das diligências iniciais, o MPPE determinou o envio de ofício à Secretaria de Educação do Recife (SEDUC/Recife), requisitando uma resposta resolutiva sobre o caso no prazo de 20 dias. A parte denunciante também será informada oficialmente sobre os encaminhamentos realizados até o momento.

O procedimento segue em tramitação sob responsabilidade da 18ª Promotoria de Justiça da Capital, com atuação na área de Educação.

Posts relacionados
MPPE

MP arquiva caso de suposto acúmulo de cargos em Terra Nova/PE

O Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Justiça de Parnamirim, decidiu…
Leia mais
MPPE

MP cobra Prefeitura do Recife por falta de profissionais e falhas na educação inclusiva

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou novos procedimentos para investigar falhas na…
Leia mais
MPPE

Prefeitura do Recife planeja contratar 40 Professores do AEE até o final de 2025

No dia 18 de junho de 2025, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou uma reunião para…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?