MPPE

MP recomenda ajustes na contratação de servidores e realização de concurso em Santa Filomena/PE

O Ministério Público do Estado de Pernambuco emitiu recomendações tanto à Prefeitura Municipal quanto à Câmara de Vereadores de Santa Filomena/PE, visando à regularização de questões relacionadas à contratação de servidores e à transparência na gestão pública.

Para a Prefeitura Municipal, a recomendação nº 02/2024 orienta a abstenção de novas nomeações para cargos de provimento temporário, a atualização do portal de transparência com informações sobre cargos efetivos e comissionados, a realização de concurso público para preenchimento de cargos efetivos vagos e a exoneração de agentes nomeados para cargos comissionados que desempenham atividades técnicas e operacionais.

Já para a Câmara de Vereadores, o Ministério Público recomenda a revisão do quadro funcional, a fim de reduzir o número excessivo de cargos de provimento em comissão, mantendo a proporcionalidade em relação ao quantitativo de cargos efetivos. Além disso, sugere a definição clara das atribuições dos cargos comissionados e a promoção de concurso público para preenchimento dos cargos efetivos vagos.

Ambas as recomendações destacam a importância do cumprimento dos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na administração pública. O não cumprimento das medidas sugeridas pode implicar na adoção de medidas judiciais e extrajudiciais pela Promotoria de Justiça, conforme ressalta o Ministério Público.

DiarioOficialMPPE-Edicao num1444-2024-04-12

Posts relacionados
MPPE

MP instaura inquérito para investigar criação de cargos comissionados em Garanhuns/PE

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, por meio do Ministério Público…
Leia mais
MPPE

MPPE emite recomendação para regularização de contratações em Carnaubeira da Penha

O Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Justiça de Mirandiba e Carnaubeira…
Leia mais
MPPE

MP Recomenda Não Anulação de Prova de Concurso em Machados para ACS

O Ministério Público do Estado de Pernambuco, por intermédio do Promotor de Justiça, Rodrigo…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?