MPPE

MPPE recomenda regularização de contratos e concurso público em Barra de Guabiraba

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Bonito, emitiu a recomendação nº 001/2025, exigindo que a Prefeitura de Barra de Guabiraba encerre contratos irregulares com escritórios de advocacia e contabilidade firmados sem licitação, como o realizado com o escritório Monteiro e Monteiro Advogados Associados (CNPJ nº 35.542.612/0001-90). A recomendação também solicita que os serviços administrativos rotineiros sejam realizados por servidores efetivos.

A medida decorre do inquérito civil nº 01737.000.259/2024, que identificou irregularidades nas contratações diretas, contrariando princípios constitucionais como legalidade, moralidade e eficiência, além de desrespeitar exigências da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).

O MPPE determinou que a Prefeitura rescinda os contratos irregulares no prazo de 30 dias e adote medidas para regularizar as atividades por meio de servidores efetivos aprovados em concurso público. Caso não haja quadro suficiente, a Prefeitura deve criar os cargos necessários e realizar concurso público em até 180 dias. Durante esse período, é permitido realizar licitação para contratações temporárias, garantindo a continuidade dos serviços essenciais.

A Prefeitura tem 10 dias úteis para apresentar informações e documentos comprovando o cumprimento da recomendação. O MPPE alerta que o descumprimento pode resultar em ações judiciais e responsabilização por improbidade administrativa. A iniciativa visa assegurar a transparência e eficiência na gestão pública, alinhando as práticas do município às normas constitucionais e legais.

DiarioOficialMPPE-Edicao num1632-2025-01-28 (1)

Posts relacionados
MPPE

MPPE recomenda prazo para Salgueiro regularizar contratações de Advogados e Contadores

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Salgueiro…
Leia mais
MPPE

MPPE apura denúncias sobre Seleção de Professores e Auxiliares em Orocó

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Orocó, instaurou…
Leia mais
MPPE

MPPE instaura procedimento para garantir matrículas de alunos em Custódia

O Ministério Público de Pernambuco instaurou o procedimento administrativo nº 02474.000.091/2024…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?