contratações ilegais

Prefeitura de Camutanga Recebe Recomendação do MP para Realizar Concurso em 90 dias

Recife, 11 de setembro de 2023 – A Promotoria de Justiça de Ferreiros, no estado de Pernambuco, emitiu uma recomendação direcionada à Excelentíssima Prefeita de Camutanga, Sra. Talita Cardozo Fonseca, referente ao procedimento administrativo n° 01659.000.100/2020. A recomendação destaca a necessidade de suspender as contratações temporárias no município e promover a realização de um concurso público.

No documento, a Promotoria de Justiça enfatiza que a contratação temporária na administração pública deve ser restrita às situações de necessidade temporária de excepcional interesse público, de acordo com os princípios constitucionais e jurisprudenciais. Além disso, salienta que as contratações não podem ser usadas como meio de burlar a obrigação de realizar concursos públicos.

O Ministério Público ressalta que a quantidade de contratos temporários em Camutanga, atualmente em 259, é desproporcional em relação ao número de cargos efetivos, que é de 254. Isso levanta preocupações sobre a regularidade das contratações e a possibilidade de transformação desses vínculos temporários em permanentes.

A recomendação estabelece as seguintes medidas:

  1. Suspensão imediata de novas contratações temporárias para cargos que exigem provimento por concurso público.
  2. Exoneração/rescisão, em até 30 dias, de todos os servidores contratados temporariamente que não desempenham atividades essenciais.
  3. Realização, em até 45 dias, de um estudo de viabilidade financeira e orçamentária para identificar os cargos vagos ou necessários para o funcionamento adequado dos serviços públicos municipais.
  4. Publicação, em até 90 dias, de edital de concurso público para preencher cargos equivalentes às funções atualmente exercidas por contratados temporários em atividades permanentes e rotineiras da administração pública municipal.

A Prefeitura de Camutanga tem um prazo de 10 dias para fornecer uma resposta por escrito sobre o cumprimento ou não da recomendação. O não cumprimento da recomendação pode levar à adoção de medidas necessárias pelo Ministério Público para garantir sua implementação.

Essa recomendação enfatiza a importância do cumprimento rigoroso dos princípios legais relacionados às contratações temporárias no serviço público, com o objetivo de promover a transparência, a igualdade e a eficiência na administração municipal.

Posts relacionados
contratações ilegais

MPPE obtém liminar para suspender seleção marcada por irregularidades em Brejão/PE

07/11/2024 – A Vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns determinou, na segunda-feira…
Leia mais
contratações ilegais

TCE Defere Pedido de Vista sobre Nomeações Ilegais no Concurso de Manari/PE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) deferiu, nesta quarta-feira (2), o pedido de…
Leia mais
contratações ilegais

TCE identifica burla ao concurso público em Casinha/PE

Em sessão ordinária realizada no dia 19 de setembro de 2024, a Segunda Câmara do TCE-PE julgou as…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?