Irregularidades

Promotoria apura denúncias sobre uso indevido de ADIs em sala de aula na prefeitura do Recife

No dia 02 de fevereiro de 2023, às 10h, a Promotoria de Justiça da 22ª PJDC da Capital, sob a presidência do Promotor de Justiça Salomão Abdo Aziz Ismail Filho, iniciou uma reunião virtual através do aplicativo Google Meet (https://meet.google.com/qmn-kdxn-yfi) para discutir denúncias sobre a utilização indevida de ADIs em sala de aula e a contratação de pessoas sem qualificação para o exercício de tal função.

Participaram da reunião os seguintes profissionais: ANDRÉ LUIZ DE MELO QUIRINO (Gerente Jurídico da Secretaria de Educação do Recife), MARIA COSTA (Gerente-Geral de Gestão de Pessoas), GABRIELLI RENATA BARBOSA DA SILVA (Secretária de Comunicação da ASSADIR), EDV NIA GOMES DE ARAÚJO LYRA (ADI da SEDUC Recife, parte denunciante) e ISRAEL DOURADO GUERRA FILHO (Advogado da senhora EDV NIA).

Durante a audiência, o Promotor de Justiça destacou a relevância do tema e a importância de uma solução dialogada para a política pública/interesse individual indisponível em questão. Em seguida, a palavra foi franqueada aos participantes.

A Gerente-Geral de Gestão de Pessoas, MARIA COSTA, afirmou desconhecer que pessoas menores de idade estejam exercendo a função de ADI e também desconhecer a denúncia sobre o ADI prestador de serviço. Porém, ressaltou a existência de prestadores de serviço administrativo em algumas unidades escolares, auxiliando o gestor escolar, mas que não são ADIs. Maria ainda reforçou que os terceirizados não são ADIs e que a função deles é apenas apoiar administrativamente o gestor escolar.

O advogado da parte denunciante, ISRAEL DOURADO GUERRA FILHO, por sua vez, entende que o principal objeto da denúncia é a contratação de pessoas sem qualificação para a função de ADI e que o objetivo da reunião é esclarecer os fatos e buscar uma solução para a questão.

A reunião também contou com outras informações, como a previsão de concurso público para ADIs efetivos, que está em estudo com a equipe de RH, e a formalização da contratação de terceirizados através das empresas SOLL e TOPUS.

A Secretaria de Educação do Recife afirmou que está trabalhando com as empresas mencionadas e que, atualmente, são 3.738 terceirizados no âmbito da Secretaria de Educação do Recife, nas funções de limpeza, recepção, entre outras.

A Promotoria de Justiça da 22ª PJDC da Capital irá continuar acompanhando o caso e buscando soluções para a utilização adequada dos ADIs em sala de aula.

Posts relacionados
Irregularidades

Prefeita de Dormentes, PE, Enfrenta Dificuldades Administrativas para Executar Novo Concurso Público

Dormentes, uma pequena cidade localizada no estado de Pernambuco, vem enfrentando desafios…
Leia mais
Irregularidades

"Aprovados em Concurso Público são uma herança maldita", diz prefeito de Serrita

O prefeito de Serrita, Aleudo Benedito (MDB), comprovou, em entrevista coletiva na última…
Leia mais
Irregularidades

TCE julga ilegais admissões temporárias realizadas pela Prefeitura de Riacho das Almas

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco emitiu um Acórdão no processo…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?