contratações ilegais

Redução de Vagas em Concurso de Abreu e Lima pode Compromete Atenção Básica à Saúde da Comunidade

Abreu e Lima, [23/01]

O concurso público para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, promovido pela Prefeitura de Abreu e Lima, tem sido alvo de controvérsias e indignação por parte dos candidatos e da população local. O motivo principal é a redução significativa no número de vagas, passando de 144 para apenas 33, após a realização das provas.

A mudança nas regras do certame, que deveria prover 144 vagas para atender a demanda da população, ocorreu por meio de um decreto, surpreendendo os candidatos e gerando críticas à gestão do prefeito Flávio Gadelha. A comissão dos aprovados no concurso denunciou ao Jaula Cursos que o prefeito cometeu ato de improbidade na condução do processo seletivo.

A decisão de reduzir drasticamente o número de vagas não apenas desconsidera a lei municipal aprovada em 2019, que criou 132 cargos de Agentes Comunitários de Saúde, mas também vai contra a portaria do Ministério da Saúde, que autoriza o município a ter até 250 ACS para atender à necessidade da população.

O concurso, executado pela banca IAUPE, teve seu edital publicado no dia 30 de dezembro de 2019, e as provas foram aplicadas em 08 de março de 2020. Os candidatos, no ano passado, chegaram a denunciar o prefeito por improbidade, demonstrando insatisfação com as alterações realizadas após a realização das provas.

É importante ressaltar que a população de Abreu e Lima, com mais de 100 mil habitantes, é prejudicada com a redução das vagas, comprometendo a eficiência do serviço de saúde no município. A legislação municipal, aprovada democraticamente, não foi respeitada, o que levanta questionamentos sobre a legalidade e transparência do processo.

Diante desses fatos, a comunidade aguarda esclarecimentos por parte das autoridades responsáveis e medidas que garantam a lisura e a justiça no desdobramento desse concurso público, visando o bem-estar da população de Abreu e Lima.

Posts relacionados
contratações ilegais

Desproporção de Temporários em Caruaru Levanta Questões Eficiência na Gestão Pública

Os últimos dados divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), apontam para uma preocupante…
Leia mais
contratações ilegais

Necessidade de Concurso para Regularização na Câmara de Paudalho

No dia 16 de abril de 2024, durante a 11ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de…
Leia mais
contratações ilegais

Ausência de Concurso Público na Prefeitura de Iati/PE Completa 21 Anos

Desde o último concurso público realizado em 2003, há 21 anos, a Prefeitura de Iati, no estado de…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?