Editorial

Sobre a anulação de Questões no edital IBAM 2023/Caruaru

A anulação de questões na prova de Caruaru deve seguir uma rotina diferença das que temos observado nos editais de modo geral. De praxe, questão anulada gera pontuação para todos os candidatos. No caso do concurso de Caruaru, caso uma questão seja anulada, entretanto, a pontuação será atribuída apenas para quem não marcou a opção dada como certa pela banca antes da anulação.

Consta no edital: “Se do exame de recursos resultar anulação de questão ou item de questão, a pontuação correspondente será atribuída aos candidatos que não marcaram a alternativa inicialmente dada como certa no gabarito preliminar, independentemente de terem recorrido” – página 15, item 8.5.

Essa afirmativa significa que, caso uma questão ou parte de uma questão seja anulada após a revisão dos recursos feitos pelos candidatos, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos que não selecionaram a alternativa inicialmente considerada correta no gabarito preliminar, independentemente de terem apresentado um recurso.

Em outras palavras, se uma resposta for anulada e isso resultar em mudanças no gabarito oficial, todos os candidatos que não haviam escolhido a alternativa inicialmente apontada como correta terão a pontuação correspondente a essa questão adicionada à sua pontuação, independentemente de terem feito recursos ou não. Isso visa garantir que os candidatos não sejam prejudicados por uma resposta incorreta que tenha sido corrigida após os recursos.

Ainda de acordo com a afirmativa, o candidato que marcou a alternativa inicialmente dada como correta no gabarito preliminar não receberá a pontuação correspondente à questão anulada, mesmo que essa questão seja anulada após a revisão dos recursos. A pontuação será atribuída apenas aos candidatos que não marcaram a alternativa inicialmente considerada correta. Isso visa evitar que candidatos que escolheram a resposta errada inicialmente se beneficiem da anulação após a revisão dos recursos.

Atualização 09:59 – dia 08/08

A equipe do Jaula Cursos ligou para banca IBAM e pediu explicação sobre o edital. Foi colocado que, no caso de anulação todos ganham o ponto, independente de terem escolhido a opção da banca ou não. Quem marcou a letra do gabarito preliminar ganha, quem não marcou também ganha. A anulação todos ganham o ponto. A atendente entendeu que de fato o enunciado é confuso. O contato foi feito através do número (21) 2142-9797.

Posts relacionados
Editorial

Jaula Cursos Fecha Unidade Presencial em Garanhuns para Expansão Online

A Jaula Cursos, uma renomada instituição de ensino voltada para a preparação para concursos…
Leia mais
Editorial

Tensão em Parnamirim/PE: Candidatos Exigem Convocação dos Aprovados do Concurso Ed. 2022

**Parnamirim, PE** – Candidatos aprovados no concurso público de 2022 da Prefeitura de Parnamirim…
Leia mais
Editorial

Sem previsão de Concurso, Empresa Pernambucana de Comunicação amplia mão de obra terceirizada

No último Termo Aditivo ao Contrato, a Empresa Pernambuco de Comunicação S/A (EPC) anunciou um…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?