contratações ilegais

TCE decide pela ilegalidade de contratações temporárias na Prefeitura Municipal de Xexéu/PE

Na última sexta-feira, dia 27 de março de 2024, ocorreu a 8ª Sessão Ordinária do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), na qual foi julgado o Recurso Ordinário referente ao processo digital TCE-PE Nº 2218992-0. O caso envolveu a análise das contratações temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de Xexéu, tendo como interessado Eudo de Magalhães Lyra.

O relator do processo foi o Conselheiro Substituto Ruy Ricardo Harten, que apresentou o Acórdão T.C. Nº 398/2024. O órgão julgador, o Pleno do TCE-PE, por unanimidade, acatou o voto do relator, integrando-o ao acórdão.

A decisão do tribunal fundamentou-se na ilegalidade das contratações temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de Xexéu. O gestor municipal foi considerado responsável por manter o estado de inconstitucionalidade ao não promover concursos públicos durante seu mandato, optando pela contratação temporária de pessoal para suprir demandas permanentes do município.

O tribunal destacou que a ausência de seleção pública simplificada viola princípios constitucionais, tais como impessoalidade, publicidade e isonomia, prejudicando potenciais interessados em ingressar no serviço público.

O presidente do tribunal, Conselheiro Valdecir Pascoal, e o relator do processo, Conselheiro Substituto Ruy Ricardo Harten, estiveram presentes durante o julgamento.

Diante disso, o tribunal decidiu conhecer o recurso ordinário e, no mérito, negar-lhe provimento, confirmando a ilegalidade das contratações temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de Xexéu. A decisão reforça a importância do cumprimento da legislação e dos princípios constitucionais na administração pública.

Posts relacionados
contratações ilegais

Desproporção de Temporários em Caruaru Levanta Questões Eficiência na Gestão Pública

Os últimos dados divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), apontam para uma preocupante…
Leia mais
contratações ilegais

Necessidade de Concurso para Regularização na Câmara de Paudalho

No dia 16 de abril de 2024, durante a 11ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de…
Leia mais
contratações ilegais

Ausência de Concurso Público na Prefeitura de Iati/PE Completa 21 Anos

Desde o último concurso público realizado em 2003, há 21 anos, a Prefeitura de Iati, no estado de…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?