TCE PE

TCE determina concurso público em Buíque/PE no prazo máximo de 180 dias

Em sessão realizada no dia 12 de setembro de 2024, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) analisou o processo TC nº 2327943-6, que trata da admissão de 369 contratações temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de Buíque durante os três primeiros quadrimestres de 2022. O processo foi relatado pela conselheira substituta Alda Magalhães.

Após a avaliação, a Segunda Câmara decidiu, por unanimidade, que as nomeações listadas do processo são legais e, portanto, receberam registro. No entanto, as contratações constantes nos anexos I a VI e VIII foram consideradas ilegais, tendo sido negado o registro, conforme o artigo 42 da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (LOTCE-PE).

Além disso, o TCE-PE aplicou multas ao prefeito Arquimedes Guedes Valença e às secretárias Maria das Graças Lopes (Administração), Teófila Maria Macêdo Valença Correia (Assistência Social) e Marilan Belisário Lino (Educação), devido a irregularidades encontradas nos itens 3.3 e 3.6 do relatório de auditoria.

O Tribunal também determinou que o atual gestor da Prefeitura de Buíque, ou seu sucessor, realize um levantamento da necessidade de pessoal para serviços essenciais e promova um concurso público no prazo máximo de 180 dias, em conformidade com o artigo 37, inciso II, da Constituição Federal. Se os contratos temporários ainda estiverem em vigor, a prefeitura deve encerrar esses vínculos e enviar a documentação comprobatória ao Tribunal de Contas no prazo de 60 dias.

Essas decisões visam garantir a regularidade na contratação de pessoal pela administração municipal e o cumprimento da legislação vigente.

DiarioOficial!download.action

4o

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?